Página inicial > Notícias > Ufam participa de Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes para debater desafios da educação

Acessos: 1237

Fórum nacional promovido pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho será realizado dia 26 de agosto, no Rio de Janeiro, para discutir pautas em comum para os próximos anos

Mais de 60 reitores e representantes de universidades públicas, privadas e comunitárias de todo o país vão se reunir no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes, no dia 26 de agosto, no Rio de Janeiro. A Ufam já confirmou participação no evento. Com o tema “Os desafios das universidades nos novos contextos da comunicação e da educação no Brasil”, instituições como Unicamp, Unesp, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre outras universidades federais, estaduais e entidades parceiras do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, participarão de painéis e debates que buscam construir pautas em comum para o ensino superior nos próximos anos, em uma abordagem conjunta e colaborativa.

Esta edição marca o retorno às atividades presenciais e faz parte do conjunto de iniciativas que celebram os 25 anos do Canal Futura, a se completar em setembro. O evento será realizado na sede da Fundação Roberto Marinho/ Editora Globo, com o objetivo de abrir espaço para reitores e dirigentes debaterem temas como investimentos em educação e ciência; pesquisa e inovação; acesso às universidades e diálogo com a sociedade.

Pela manhã, os painéis terão como tema “Quando a universidade é notícia?”, com o jornalista da Rádio CBN Milton Jung; e “O papel da universidade na dinâmica do combate às desigualdades”, que terá como palestrante Luanda Moraes, Superintendente de Unidades Estratégicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Já o coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, apresentará “Pesquisa, conhecimento e o devir do planeta”. E o presidente do Conselho Nacional das Juventudes (Conjuve), Marcus Barão, falará sobre "Quem é o jovem que chega à universidade brasileira".

Em seguida, será aberto o debate com os reitores e dirigentes participantes, a partir do tema “O que deve ser pauta para universidades em 2023?”.

“O Fórum é um momento de renovação e fortalecimento de laços para os próximos anos. São instituições que cooperam com o pensamento crítico e construtivo da educação no Brasil e encontram, nesse fórum, um espaço para expor ideias, trocar experiências e pensar no futuro que queremos”, diz João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

Na parte da tarde, as atividades incluem conversas com os temas “Luz, Câmera e Educação: novos tempos e movimentos em rede a partir dos 25 anos do Canal Futura” e “A cobertura jornalística em educação: informação e serviço”, seguidas de debate com os participantes sobre formas de encaminhar os desafios das universidades em 2023.

Este ano, o Canal Futura completa 22 anos de parceria com universidades e TVs educativas, mobilizando hoje uma rede de 83 universidades e TVs de diferentes localidades em todas as regiões do país. Para o gerente adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto, o encontro auxilia no direcionamento à abordagem e produção de conteúdo sobre ensino superior, pesquisa e extensão universitária. “As instituições também ampliam a distribuição do conteúdo do Futura e participam do desenvolvimento de diversos projetos de intervenção local”, conta.

foto: Isa Lima/UNB