Abertura do 'Treinamento sobre o uso dos equipamentos de Videoconferência' teve início nesta terça-feira, 26
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
O ‘Treinamento sobre o uso dos equipamentos de Videoconferência’ teve início nesta terça-feira, 26, para servidores das Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Órgão Suplementares da Universidade Federa do Amazonas (Ufam). A cerimônia de abertura on-line que ocorreu no sala de reunião do Gabinete contou com a participação do chefe de gabinete, professor Almir Liberato da Silva, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic), Jorge Carlos Magno Silva de Lima e o analista de TI, Herivan Souza.
Com o objetivo de estabelecer uma comunicação inter e intra institucional, visando maior fluxo de informações, o ‘Treinamento sobre o uso dos equipamentos de Videoconferência’ foi ministrado pelo analista de TI (Ctic/Ufam), Herivan Sousa, que se estenderá até a próxima quinta-feira, 28.
Na abertura, o professor Almir Liberato disse que houve um trabalho de aproximação, em processo administrativo, para que as pessoas tanto da capital quando do interior, pudessem se interligar através desse sistema de comunicação e, estabelecer uma relação através dessa ferramenta. “Para nós é uma satisfação muito grande e que constituímos um grupo, pois este continuará sendo trabalho para cada vez mais no futuro possamos trocar ideias contribuir para melhoria da comunicação”, disse o professor Almir Liberto.
O diretor do Ctic, Carlos Magno, disse que todo o processo de comunicação inter e intra comunicacional da instituição se iniciou durante o ápice pandêmico da Covid-19, que se destacou a Reitoria da Ufam que viabilizou cerimônias de colação de grau, utilizando equipamentos robustos. Segundo Carlos Magno, “mais tarde, foram utilizados em diversos outros eventos como por exemplo, a reunião dos Conselhos e, agora, disponibilizado nas Unidades Acadêmicas”. Ele enfatizou que os equipamentos por si só não resolvem os problemas da coletividade e da viabilidade de reuniões em formato on-line, pois necessitam de complementos, mas que estão sendo concretizados através de aquisições e distribuídos nas Unidades.
Carlos Magno durante seu discurso disse que a Instituição contratou a partir de uma demanda da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o Google Workspace, uma nova versão que trará benefícios como a gravação de reuniões. Outra novidade é a transmissão de reuniões em plataforma como a do Youtube, além do aumento da capacidade das falas para 256 pessoas, dentre outras novidades.
A distribuição de câmeras para as Unidades do interior que, segundo o diretor, será um avanço em virtude das mudanças desses equipamentos com melhor na qualidade de transmissão entre reitoria e unidades que compõem toda a Universidade, finalizou o diretor.
Redes Sociais