Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do Curso de Economia da Ufam participam do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso de Economia da Ufam participam do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Acessos: 1112

O 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) que acontece entre os dias 8 e 11 de agosto de 2022, conta com a participação de alunos do Curso de Economia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento que será realizado em Natal (RN) terá a apresentação oral com 3 trabalhos aprovados e lançamento de 3 livros produzidos por alunos da Ufam.

Site do evento: https://www.even3.com.br/sober2022/

De acordo com a professora Michele Lins Aracaty e Silva, do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES/Ufam), com a ida dos estudantes, será possível discutir com os participantes de uma das maiores entidades de economia do país, temas acerca do estado do Amazonas com foco na Farinha do Uarini, Manaus como proposta de Cidade Sustentável e os Desafios da Produção de Soja na Região.

Ela é membro da SOBER desde 2018 e ao longo das últimas duas edições atuou como coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional (GT07) da entidade. “E uma das minhas obrigações como coordenadora levar o maior número possível de trabalhos do Amazonas e da Ufam para que possamos ter participação no evento anual da SOBER”, disse.

Trabalhos que serão apresentados

Artigo 1: A importância da farinha de mandioca para a agricultura familiar e para o desenvolvimento regional local – autores: Michele Lins Aracaty e Marlene de Almeida Soares.

Artigo 2: De cidade na floresta a cidade sustentável: tradição, urbanização, competitividade e inovação na capital do amazonas, Manaus – autores: Michele Lins Aracaty e Silva, Vlamir do Nascimento Seabra, Marcílio Lima de Oliveira e Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto.

Artigo 3: Uma investigação sobre os desafios da produção de soja na Região Norte brasileira – autores: Agata dos Santos Conceição, Salomão Franco Neves e Michele Lins Aracaty e Silva.

livros que serão lançadas ao longo da programação do evento

Título da obra 1: A importância da bioprospecção para desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal: o açaí com base em saccaro junior.

autor(es)/ organizador(es): Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto; Michele Lins Aracaty e Silva; Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.

Dissertação de mestrado oriunda do programa do PPGCTRA – Ufam

Breve resumo da obra: As potencialidades da biodiversidade amazônica são indiscutíveis, mas poucas ações concretas têm sido observadas no que tange à implementação de políticas públicas sustentáveis que atendam às demandas socioeconômicas e ambientais dos amazônidas.

O autor dedica atenção especial ao referencial teórico e apresentar o seu objeto de análise, o açaí (euterpe oleracea), fruto tipicamente amazônico de elevado sabor e poder nutricional que além de fazer parte da dieta regional ganhou espaço na culinária e hábitos de brasileiros e estrangeiros e é apontado como uma das maiores potencialidades bioprospectivas regionais.

Além da riqueza de detalhes, será possível analisar o comportamento das variáveis renda mensal domiciliar per capita (2012-2017) e os níveis de emissão de co² (2007-2014) provenientes da atividade de exploração do açaí nos cinco estados produtores que compõem a Amz-l (AC, AM, PA, AP e MA) através de quadros e gráficos construídos por meio de correlação de regressão linear.

Título da obra 2: O extrativismo da piaçava (leopoldinia piassaba wallace) no município de Barcelos – Am.

Autor(es)/ organizador(es); José Carlos Guimarães Junior; Ires Paula de Andrade Miranda; Dimas José Lasmar e Michele Lins Aracaty e Silva.

Tese de doutorado oriunda do programa do PPGBIOTEC - Ufam

Breve resumo da obra: dada a biodiversidade amazônica e a variedade dos produtos florestais, já existe um consenso entre os cientistas de que parte da riqueza oriunda da floresta, ainda desconhecida, pode contribuir para tratamentos e cura de inúmeras doenças.

Para tanto, o pesquisador e autor deste trabalho teve como objetivo avaliar aspectos socioeconômicos e de preservação ambiental de elos da cadeia do extrativismo da fibra de piaçava (leopoldinia piassaba wallace), no município de Barcelos, por meio da análise da produção e comercialização de artesanato; descrever o conjunto das atividades culturais, socioeconômicas e de preservação ambiental em elos da cadeia do extrativismo da fibra de piaçava, no município de Barcelos, com foco no estudo de caso do núcleo de arte e cultura indígena de Barcelos (NACIB), na produção de artesanato de fibra da piaçava e apontar ações para o aprimoramento das políticas públicas da cadeia extrativista na produção de artesanato de fibra de piaçava.

título da obra 3: Arranjos produtivos e estratégias para o aproveitamento sustentável da biodiversidade no estado do Amazonas.

tese de doutorado oriunda do programa do PPGBIOTEC - Ufam

Autor(es)/ organizador (es); Marconde Carvalho de Noronha, Ires Paula de Andrade Miranda, Michele Lins Aracaty e Silva, Dimas José Lasmar.

Breve resumo da obra: as potencialidades da biodiversidade da maior floresta tropical do mundo são indiscutíveis, mas poucas ações concretas têm sido observadas no que tange à implementação de políticas públicas sustentáveis que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais da população que habita a Amazônia.

Necessitamos nos debruçar de forma urgente para que juntos possamos identificar uma forma sustentável de exploração das riquezas da floresta, apontar um modelo de desenvolvimento regional endógeno que atenda às necessidades regionais com foco na redução das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais bem como buscar ações de melhorias no que tange à infraestrutura amazônica.

Foi com o propósito de valorização das potencialidades regionais com base na riqueza da floresta e da exploração dos ativos ambientais que o pesquisador se debruçou e realizou a sua abordagem acerca dos arranjos produtivos locais de fitoterápicos e fitocosméticos e estratégias como um instrumento de gestão para a biodiversidade no estado do Amazonas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página