Doutoranda do PPG em Educação defende artigo no I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam), Gabriella Machado Nobre, defendeu artigo ‘Tecnologia e complexidade: tecendo saberes para formação do sujeito glocal’, no I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia, em Portugal.
O congresso que aconteceu entre 7 e 9 de julho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, é uma iniciativa da comunidade de práticas de investigação Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação (IDEAFor) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) sendo um espaço de partilha de conhecimento especializado sobre a Escola como lugar de conhecimento e formação, de construção da democracia, governança, exercício dos direitos humanos e de expressão e desenvolvimento de identidades diversas e plurais.
Pensar o sujeito a partir da Educação foi objetivo principal da pesquisadora quanto ao processo de elaboração do artigo. A pesquisadora explica que o sujeito ‘glocal’, assim aplicado o termo na pesquisa deve ser compreendido de forma simultânea que ao mesmo tempo ele é local, com características específicas, é também um sujeito global, afetado pelos fenômenos ecossistêmicos para sua formação.
Gabriella Nobre entende que o Congresso visa construir um espaço de partilha de conhecimento especializado sobre a Escola como lugar de conhecimento e formação, de construção da democracia, governança, exercício dos direitos humanos e de expressão e desenvolvimento de identidades diversas e plurais. Dessa forma, a doutoranda acredita que “ o artigo que tem coautoria com a também doutoranda Kátia Lima e a doutora Fabiane Garcia, representa o Programa de Pós-Graduação em Educação na arena internacional, dialogando assim sobre a nossa realidade amazônica e debatendo o papel da escola, identidade e democracia, no contexto amazônico”.
“Hoje, a internacionalização do ensino superior é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e a qualidade científica. É enriquecedor a troca de saberes e conhecimentos entre os diversos pesquisadores de distintas nacionalidades participando no congresso”, disse Gabriella Nobre que comentou que a partir dessa apresentação recebeu convite de uma universidade polonesa para participar de um grupo de pesquisa com o foco na internacionalização da formação de professores.
Feliz por ter seu trabalho reconhecido, a pesquisadora disse ainda que a partir dessas inserções nessa área de conhecimento será possível criar maiores vínculos para o diálogo entre pesquisadores de várias partes do mundo. “Além de tecer diálogos com pesquisadores e professores portugueses, espanhóis e brasileiros para possíveis pesquisas e produções conjuntas”, expôs.
“Eu sou do Amazonas e o meu lugar de fala como pesquisadora da região amazônica traz visibilidade à nossa região, quiçá atrai futuros pesquisadores para firmar parcerias e desenvolver comunidades de pesquisas em rede”, completou.
Além de pesquisadora, Gabriella Nobre é professora de Língua Inglesa do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU/Manaus) e professora de Relações Internacionais.
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