Página inicial > Notícias > Egressa do curso de Educação Física da Ufam coordena produção de livro em escola estadual com estudantes dos 6ºs e 7ºs anos

Por Juscelino Simões

Ascom Ufam

A egressa do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/Ufam), Monique Cunha Albuquerque, coordenou a produção do livro ‘Nutrição Básica’, que contou com a participação de estudantes da escola estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, dos 6ºs e 7º anos, onde a docente leciona.

O livro é o produto de uma educação escolar colaborativa e foi escrito coletivamente por estudantes brasileiros e venezuelanos das turmas 6º1, 2, 3, 4, 5 e 7º1, matriculados neste ano no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e editado pela professora de Educação Física. O livro trás informações divertidas, coloridas e rápidas sobre nutrição básica. Com uma linguagem descontraída, a cada página (em Espanhol e Português) o leitor descobre o nome de cada autor ou autora estudantil.

O livro é um compilado de atividades sobre nutrição desenvolvidas pelos estudantes com a coordenação, edição e digitalização da professora. Ainda não existe a versão impressa, somente a digital em PDF que está disponível no site pedagógico  criado pela docente para o acesso público. A página dá acesso a outros conteúdos como: eventos, lazer, dicas, esporte, agenda das aulas, oficinas, campanhas, dicas de saúde, tutorial (reciclagem), leitura, música (sonzera), entre outros conteúdos.

“Produzir legados de práticas exitosas na Educação Básica é sempre um desafio. Diariamente os docentes são expostos a inúmeras dificuldades desde salas superlotadas a falta de materiais didáticos. Mas pra quem cultiva diariamente o sentimento de esperança, essas dificuldades ficam pequenas diante dos sorrisos e agradecimentos estudantis a cada projeto concluído. Esse trabalho iniciou no 1º bimestre como uma avaliação de Educação Física com o tema ‘Nutrição’. Ao longo dos dias, fui trabalhando na digitalização e nas edições até conseguir organizar as 63 páginas do livro. E então no 2º bimestre fiz uma cerimônia de lançamento do livro na quadra da escola, onde alguns estudantes puderam falar dos seus sentimentos enquanto autores”, afirmou a docente Monique Albuquerque.