Aprovado por unanimidade, o superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/ Ufam/ Ebserh/ MEC), professor Juscimar Carneiro Nunes torna-se professor titular
Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam
O superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/ Ufam/ Ebserh/ MEC), professor Juscimar Carneiro Nunes, na tarde da última quinta-feira, 23 de junho, no Auditório do 4 do HUGV/ Ufam/ Ebserh, foi aprovado por unanimidade na defesa do seu memorial acadêmico intitulado “O educador educando: a trajetória de um médico docente”. A apresentação da trajetória pessoal, profissional e acadêmica é requisito para a ascensão funcional a professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A comissão de avaliação foi presidida pelo professor Gerson Suguiyama Nakajima (Ufam) e teve como membros os docentes José Luiz Gomes do Amaral (UNIFESP/EPM); José Reinaldo Cerqueira Braz – UNESP-Botucatu e Maria Teresa Seabra Soares de Brito e Alves (UFMA). Os membros suplentes foram os professores Jacob Moysés Cohen (Ufam), José Valber Lima Meneses (UFBA). Estiveram presentes na solenidade a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe e o diretor da Faculdade de Medicina, professor Edson Andrade.
“A partir de agora, tenho novos desafios a serem enfrentados na carreira docente. É o início de uma nova fase de cátedra em que os desafios e as cobranças serão maiores referentes à melhoria do ensino médico dentro da Ufam, do Hospital Universitário e da Faculdade de Medicina”, destacou o novo professor titular da Ufam.
Solenidade
Com o auditório lotado, em cerimônia pública, o superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/ Ufam/ Ebserh/ MEC), professor Juscimar Carneiro Nunes, apresentou sua trajetória desde o Ensino Fundamental até a pós-graduação. Além disso, destacou também as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas desenvolvidas durante os últimos 30 anos de docência na Ufam.
Para a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, é com muito respeito e admiração que a Administração Superior da Ufam agradece o empenho do docente na construção de uma universidade e de uma sociedade mais justa. “O nosso mais novo professor titular da Ufam, docente Juscimar Carneiro Nunes, nos ensina, em seu Memorial, que o homem, médico e professor só pode ensinar aprendendo. Estamos diante de uma carreira construída de forma brilhante”, enfatizou.
Segundo o diretor da Faculdade de Medicina, professor Edson Andrade, a Faculdade de Medicina está em festa. “Além de ser um momento de realização pessoal do professor Juscimar Carneiro Nunes é também um momento especial para a Ufam e para a Faculdade de Medicina. Isso porque acabamos de presenciar a história da Instituição, por meio de 30 anos de trabalho do docente”, lembrou.
O superintendente desenvolveu pesquisas nas seguintes linhas: Epidemiologia da parada cardíaca; Anestesiologia Clínica; Dor pós-operatória; Educação, Pesquisa, Assistência e Inovação em Cirurgia; Anestesia em Obstetrícia.
Banca Avaliadora
A professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), docente Maria Teresa Seabra Soares de Brito e Alves (UFMA), durante sua arguição lembrou da dificuldade de desenvolver pesquisas no Norte e Nordeste. “Nós sabemos das dificuldades que é desenvolver atividades científicas em universidades localizadas nessas regiões. Não temos o mesmo apoio que as instituições do Sul e Sudeste e sabemos dos grandes desafios econômicos que existem para desenvolver projetos de pesquisas no Norte e Nordeste. Persistir nesse caminho significa muito empenho pessoal do professor”, disse a avaliadora.
Para o professor da UNIFESP/EPM, professor José Luiz Gomes do Amaral, o título do memorial remete à ideia do educador que se forma em contínua atividade de educar. “A formação do professor Juscimar Carneiro Nunes é ampla e toca vários aspectos da qualificação profissional com riquezas significativas. Temos um educador com larga experiência docente e profissional", destacou.
Segundo o professor da UNESP-Botucatu, docente José Reinaldo Cerqueira Braz, o que chama atenção na trajetória de Juscimar Carneiro Nunes é o aspecto humanístico. “A integração existente entre o docente e os discentes da Ufam foi perceptível durante a apresentação do Memorial. Para nós, que participamos da formação do professor Juscimar é satisfatório assistir todo o progresso obtido pelo docente após o doutorado”, finalizou.
Perfil
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialista, mestre e doutor em Anestesiologia, o professor Juscimar Carneiro Nunes é o atual superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Atua, há 31 anos, como professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, onde ministra a disciplina Anestesiologia Clínica; é docente do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e membro do corpo editorial da Revista do HUGV da Ufam.
Detentor do Título Superior em Anestesiologia (TSA) concedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), professor Juscimar atua também como docente da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas e coordenador da Comissão de Residência Médica da UEA.
Redes Sociais