Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Tanara Lauschner toma posse como reitora da Ufam em solenidade no MEC
Início do conteúdo da página

Tanara Lauschner toma posse como reitora da Ufam em solenidade no MEC

Acessos: 135

“É um grande orgulho para nós ter uma universidade no estado do Amazonas, enraizada na Amazônia, que gera pesquisa, formação, extensão, ciência e inovação”, discursou o ministro da Educação Camilo Santana

Na quinta-feira, 6 de novembro, a professora Tanara Lauschner foi empossada no cargo de reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A cerimônia de posse ocorreu no edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), sob a presidência do ministro da Educação Camilo Santana. Visite a página do MEC no Youtube para assistir ao vídeo da solenidade.

Em seu discurso, a reitora recém-empossada destacou o orgulho por estar à frente de uma instituição formada pelo trabalho coletivo. “Hoje não é apenas a Tanara, reitora, quem fala, mas sim a voz de muitas pessoas que caminharam juntas até aqui, pessoas que acreditaram no coletivo e num projeto de universidade viva e transformadora. Aqui estão os estudantes das escolas públicas e os do interior do Amazonas. Aqui estão as mulheres, educadas por suas mães [...] e também todos os movimentos que fazem da Ufam essa universidade plural”, disse a professora Tanara Lauschner.

“Eu não tenho dúvidas da sua competência e de que você fará de tudo para que a Ufam possa crescer e honrar o significado de ser uma instituição federal presente na Amazônia. É um grande orgulho para nós ter uma universidade no estado do Amazonas, enraizada na Amazônia, que gera pesquisa, formação, extensão, ciência e inovação”, enfatizou o ministro da Educação. Embora o evento solene tenha ocorrido agora em novembro, todos os atos e decisões já realizados pela reitora têm plena validade.

Expansão

Além do Campus Sede, em Manaus, a Ufam tem unidades acadêmicas consolidadas em mais cinco municípios amazonenses: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Outro importante passo nesse processo é a construção de um novo Campus, desta vez em São Gabriel da Cachoeira.  Isso porque, em 2024, a Ufam foi contemplada com recursos federais para construir seu sétimo campus nesse município, o maior do Brasil em população indígena – lá, nove em cada dez habitantes são indígenas. 

“Eu assumo a Reitoria da Ufam com profunda honra e o compromisso de fortalecer a autonomia universitária e expandir o acesso à educação superior pública e de qualidade. A Amazônia tem especificidades únicas. Projetos como o novo campus em São Gabriel da Cachoeira reafirmam nossa vocação para a inclusão e o respeito aos saberes e tradições locais, levando desenvolvimento e transformação social a todo o estado”, completou a reitora a respeito dos compromissos assumidos ao exercer o cargo.

A obra será custeada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal, e está em fase de licitação. As atividades acadêmicas do novo Campus estão previstas para iniciar já no ano de 2026, em espaço provisório.

Síntese curricular

Tanara Lauschner é graduada em engenharia elétrica pela Ufam, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professora do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam desde 2002 e já exerceu as funções de pró-reitora de Inovação Tecnológica da Universidade e diretora do Icomp. Além disso, atuou como subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

*Com informações do MEC e da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

**Foto: Angelo Miguel (MEC)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página