Página inicial > Últimos Eventos > Professor Fábio Lopes Olivares da UENF realiza curso de Microscopia entre os dias 9 e 12 de dezembro

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 16h54 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 10h19 | Acessos: 1617

O curso "Microscopia: fundamentos e aplicações da Microscopia", que ocorre entre os dias 9 a 12 de dezembro, será ministrado pelo professor  Flávio Lopes Olivares, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O curso será realizado no Laboratório de Genética Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (LGV/FCA/Ufam) e objetiva aprimorar a qualificação de estudantes e pesquisadores ligados às atividades de melhoramento genético vegetal dentro dos projetos de parceria da Ufam/Embrapa.

O curso que terá 30h e 2 créditos, sendo uma atividade organizada por professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais em  parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Amazônia Ocidental).

Sobre o professor

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) com período de estágio no German Research Center for Environmental Health (Munique-Alemanha). Atuou como recém-doutor com bolsa do CNPq na Embrapa-Agrobiologia (1997-1998) e como professor visitante no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT), Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) entre 1999 e 2002.

Atualmente é Professor Associado I da UENF vinculado ao LBCT/CBB, onde exerceu cargo de chefia no período de 2012-2015. Coordena e colabora em disciplinas oferecidas para o ensino de graduação em biologia (bacharelado/licenciatura), agronomia, medicina veterinária e zootecnia (Biologia celular, Biofísica, Instrumentação para Biologia Celular, Anatomia Vegetal e Fisiologia Vegetal). Na pós-graduação, coordenou/colaborou em disciplinas (Biologia Celular, Microscopia Óptica e Ecofisiologia de Bactérias Promotoras do Crescimento Vegetal) oferecidas a dois programas de pós-graduação (Biociências e Biotecnologia e Produção Vegetal).

Ainda na pós-graduação colaborou na fundação e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal e coordena/ministra as disciplinas Biotecnologia Vegetal I, Biologia Celular Vegetal e Biotecnologia da Interação Microrganismo-Planta. Com formação em Microbiologia Agrícola na escola da cientista Johanna Döbereiner, tem a carreira científica centrada no entendimento das interações benéficas entre bactérias e plantas. Foi pioneiro na descrição do processo de infecção e colonização de gramíneas por bactérias diazotróficas endofíticas e tem-se dedicado a prospecção e ecologia de microrganismos benéficos.

Em 2009, colaborou na fundação do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura (NUDIBA/UENF) onde se dedica a formação de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologias e difusão de conhecimentos relacionados a geração de produtos biológicos aplicados a agricultura. É co-autor de uma patente de processo que combina bactérias benéficas e substâncias húmicas e em estreita colaboração com o Prof. Luciano Canellas produziu uma literatura científica vasta no tema.

É membro do INCT para Fixação Biológica de Nitrogênio e consultor da CAPES na área de Ciências Agrárias I desde 2006, e atualmente é coordenador adjunto, com mandato de 2018 a 2022. Tem atuado nos seguintes temas: Biotecnologia de Inoculantes, Bactérias endofíticas, Promoção de Crescimento Vegetal, Fixação Biológica de Nitrogênio em não-leguminosas, Microbiomas Vegetais, Biofertilizantes e Bioestimulantes para Agricultura.