“A História no olho do furacão” é tema de palestra promovida pelo PPGH e proferida pelo professor Rodrigo Sá Motta no dia 11
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/Ufam) convida a comunidade acadêmica para prestigiar a palestra intitulada a “A História no Olho do Furacão: sobre os dilemas (e riscos) da historiografia no quadro atual”, a ser proferida pelo professor Rodrigo Patto Sá Motta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento será realizado no próximo dia 11 de dezembro, às 18h30, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário. O acesso é gratuito.
Currículo resumido
O professor Rodrigo Motta possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em História pela mesma instituição (1993) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007).
Atuou como Professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2009), na Universidad Nacional de Colombia (2015), no IHEAL da Universidade de Paris III (Cátedra Simón Bolivar, 2016), na Universidad Nacional de Rosario (2017), na Universidad Nacional de General Sarmiento (2018) e na Universidad Nacional de San Martín (2019). Atualmente é professor titular da UFMG e pesquisador 1D do CNPq.
Ele tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea. Atua principalmente no campo da História Política, pesquisando tanto temas da vertente clássica (partidos, instituições) como abordagens que dialogam com a "nova história" (representações, iconografia, cultura política).
As publicações mais relevantes são os livros: Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (SP: Perspectiva, 2002 - editado em espanhol pela editora universitária argentina UNGS em 2019), Jango e o golpe de 1964 na caricatura (RJ: Zahar, 2006) e As universidades e o regime militar (RJ: Zahar, 2014). Foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH) no período 2013-2015.
Redes Sociais