Página inicial > Últimos Eventos > Cine Vídeo Tarumã exibe "1ª Mostra Taturana de Cinema" nos dias 25, 26 e 29 e promove debates sobre temas contemporâneos

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 15h56 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 16h13 | Acessos: 1229

Discutir a democracia através do cinema é o enfoque da 1° Mostra Taturana de Cinema, que ocorre nos dias 25, 26 e 29 de novembro no Cine Vídeo Tarumã. Realizado pela distribuidora de filmes Taturana Mobilização Social em parceria com o Pacto pela Democracia e a Movies that matter. Em cada dia, as sessões iniciarão às 14h30, com a exibição de longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, muitos deles em condição de lançamento na capital do Amazonas. Após as sessões, serão realizados debates sobre os temas tratados nos filmes. O Cine Vídeo Tarumã funciona no miniauditório Narciso Lobo, no bloco da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), setor Norte do Campus Sede. A atividade é gratuita.

Programação

No dia 25, a Mostra será aberta com o longa-metragem “Hungria 2018” e com o curta “Liberdade”. Ambos os filmes discutem a relação das imigrações nas sociedades contemporâneas, abrindo um campo de discussão envolvendo o Processo Eleitoral e sua relação com o preconceito expresso contra pessoas vindas de outros países em condições de miséria. Para estimular a discussão, o professor de jornalismo da Fametro, Helder Mourão, irá relacionar o tema dos filmes com o papel do jornalismo em tempos de fake news e com as mídias digitais durante as eleições.

No próximo dia de exibição, 27, a Mostra continua com os filmes “América Armada” e “Lembra”, longa e curta-metragem respectivamente. Nesse dia, o foco das discussões irá girar em torno da violência do estado contra suas populações mais vulneráveis, que sofrem em decorrência da guerra contra o tráfico. Utilizando narrativas distintas, “América Armada” mostra a realidade de ativistas que sofrem represálias, mas que continuam a denunciar abusos de forças policiais. Por outro lado, “Lembra” parte para a ficção: a partir de um celular, o espectador compreende a barreira que existe entre áreas nobres e mais pobres e como a violência no primeiro caso é televisionada e, no segundo, cobra a vida de diversas pessoas inocentes. Após o filme, o debate será conduzido pela professora de história da Ufam Kátia Couto.

Encerrando a programação, no dia 29 será exibido o longa “Espero Tua (Re)volta” e o curta “Negrum 3”. As discussões serão centradas no Direito de Protesto, visto que a América Latina passa atualmente por questões complicadas de repressão ao direito de expressão nas ruas. O foco dos filmes está no cenário brasileiro: “Espero tua (Re)volta” explora o período de manifestações que se estendem de junho de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil. Já “Negrum 3” explora o protesto a partir do corpo no contexto no corpo negro, e sua relação com o racismo e a homofobia no Brasil. Encerrando as atividades da Mostra, irá participar do debate nesse dia a estudante de história e militante de movimentos estudantis da Ufam Fernanda Fernandes.