Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Simpósio Internacional de Etnologia do Rio Negro ocorre nos dias 21 e 22 de novembro
Início do conteúdo da página

Simpósio Internacional de Etnologia do Rio Negro ocorre nos dias 21 e 22 de novembro

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 14h52 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 14h53 | Acessos: 1173

Atividade será composta por duas mesas-redondas e dois grupos de trabalho

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Brasília (UNB), realizam, nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, o Simpósio Internacional de Etnologia do Rio Negro. O evento será no auditório Paulo Burhein, localizado no Setor Sul do Campus Sede.

A mesa de abertura será realizada às 9h30 desta quinta-feira; enquanto a conferência inaugural será proferida pelo professor Kaj Arhem, professor emérito em Antropologia Social da University of Gothenburg. Ele está pela primeira vez no Brasil e demonstrou interesse em conhecer um pouco mais sobre a Antropologia “simétrica” (cruzada) desenvolvida por alunos indígenas vinculados ao PPGAS.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) e o Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural (INCT-IBP) também apoiam a iniciativa, criada para congregar pesquisadores, estudiosos e especialistas da área.

A programação é dividida em duas mesas-redondas e dois grupos de trabalho (GT): 1º dia – Mesa I. A produção acadêmica contemporânea no Rio Negro (moderador: Gilton Mendes dos Santos); GT I. A pesquisa contemporânea (e cruzada) no Rio Negro; 2º dia – Mesa II. A produção acadêmica contemporânea no Rio Negro (moderador: Carlos Machado Dias Júnior); GT II. Agências Acadêmicas e Cosmopolíticas. Veja a programação completa aqui.

Participações

Durante esses dois dias, serão recebidos especialistas na região do Alto Rio Negro para dois dias de atividades distribuídas entre conferências, mesas e grupos de trabalhos. Além desses, participam também os alunos (indígenas e não indígenas) do PPGAS que desenvolvem pesquisas etnológicas na região.

O Simpósio contará também com a participação de professoras e professores especialistas na região: Maria Luiza Garnelo Pereira (Fiocruz), Dr. Luiz Abraham Cayón Duran (PPGAS-LINDE/UNB), Geraldo Luciano Andrello (PPGAS-LETS/UFSCar), Pedro Augusto Lolli (PPGAS-LETS/UFSCar) e Márcio Augusto Freitas de Meira (MPEG).

registrado em:
Fim do conteúdo da página