Página inicial > Últimos Eventos > Dia da Consciência Negra é celebrado na Ufam com evento especial no dia 21

Dia da Consciência Negra é celebrado na Ufam com evento especial no dia 21

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h27 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h44 | Acessos: 2389

A Universidade Federal do Amazonas realiza, no dia 21 de novembro, evento para celebrar o Dia da Consciência Negra. Produzido pelos alunos da disciplina Tópicos Especiais em Relações Públicas, que aborda Relações Étnico-Raciais, o evento contará com mesas-redondas, rodas de conversa, apresentações artísticas e a primeira 'Feira Negra' realizada na instituição, que trará a cultura e a gastronomia afro-brasileira para a Ufam.

Com o tema ‘Existimos’, a comemoração do Dia da Consciência Negra da Ufam se propõe a conscientizar os públicos internos da instituição com relação à importância desse dia, celebrar a negritude na Ufam e apresentar elementos da cultura, da gastronomia e da história de populações afrodescendentes.

A aluna de Relações Públicas Patrícia Xavier, uma das organizadoras do evento, explicou o objetivo do tema escolhido para a celebração. "É 'Existimos' porque é necessário marcarmos nossa presença. Essa celebração não tem só o propósito de promover a compreensão do Dia da Consciência Negra, ela também é para evidenciar. Se antes éramos invisíveis ou quase pouco visíveis nessa mistura de cores que o Amazonas tem, essa celebração  vem para mostrar o contrário disso, que estamos aqui e estamos em diversos lugares, ocupando diversos cargos, seja como estudante, como professor, como servidor. Nós existimos e cada rosto da arte do evento traz consigo essa representatividade. Dia 21 a Ufam vai celebrar não só o dia da Consciência Negra, mas a existência negra, a resistência negra", disse a discente.

Como parte da programação, o Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes com a temática do evento, iniciando com o filme ‘Estrelas Além do Tempo’, na segunda-feira (18), ‘Looking for Langdon’ na quinta-feira (21), e ‘Tempo de Matar’ na sexta-feira (22). As exibições serão realizadas no mini auditório Narciso Freire Lobo, térreo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

Confira a programação: