Página inicial > Últimos Eventos > Núcleo de Estudos Azulilás promove palestra e exibição de documentário nos dias 13 e 14 de novembro

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 10h39 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 10h50 | Acessos: 1327

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em gênero, família, conflitos e sexualidade do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (Azulilás/Ufam) promove, em parceria com o Projeto Quintal de Berkana e o Circuito Cinema em Movimento, a palestra “Você tem mãe?” e a exibição do documentário “O silêncio dos homens”. O evento conta ainda com o apoio das turmas da disciplina Introdução à Antropologia Cultural dos cursos de Jornalismo e Psicologia da Ufam.

Programação

A palestra "Você tem Mãe?" - Um olhar feminista sobre maternidade, será ministrada no dia 13 de novembro, às 14h, pela mestranda Violeta Salazar (PPGAS/UFAM). A palestrante fará uma análise feminista, representada através da etnografia de pesquisa sobre as maternidades na contemporaneidade, olhando para as organizações sociais na internet, blogs, redes sociais, e outros meios de comunicação. A palestra será proferida na sala 12 do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS/Ufam), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

No dia 14 de novembro, às 14h, a programação segue com a exibição do filme "O Silêncio dos Homens", documentário realizado a partir de um levantamento organizado pela ONU Mulheres e Instituto Papo de Homem, sobre masculinidades no Brasil. O debate será mediado pelo professor Natã Souza Lima (DAN/UFAM), doutorando do PPGAS/UFAM, que desenvolveu pesquisa de mestrado sobre Masculinidades e Violência de Gênero, em grupos de apoio para homens.

Sobre o Azulilás

O Azulilás - Núcleo de Estudos Interdisciplinares em gênero, família, conflitos e sexualidade - do Departamento de Antropologia da UFAM foi criado em 2008 e concentra projetos de pesquisa e extensão relacionados aos temas gênero e violência; violência sexual contra crianças e adolescentes; arranjos familiares; gênero no mundo rural amazônico.

É coordenado pela professora Raquel Wiggers (DAN/UFAM), e o núcleo tem parcerias com instituições da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do Amazonas, através do "Tecendo Redes", um fórum onde são debatidas e programadas intervenções da sociedade civil nas políticas de proteção a crianças e adolescentes. Também é parceiro de projetos realizados por seus membros, que também atuam noutras instituições como Uninorte, Rede um Grito pela Vida e outros.