Página inicial > Últimos Eventos > Professor Edinbergh Caldas de Oliveira, do ICB, defende Memorial Acadêmico na tarde desta quarta-feira, 13

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 14h42 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 16h30 | Acessos: 1397

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a defesa do Memorial Acadêmico do professor doutor Edinbergh Caldas de Oliveira. A  defesa será nesta quarta, 13, às 14h, no auditório da Pós-Graduação em Biotecnologia, localizado no Bloco M do setor Sul do Campus Universitário Sede. Esta etapa é requisto para que o professor obtenha a promoção funcional para a classe de titular, que é o mais elevado nível da carreira docente.

Currículo

Biólogo, mestre e doutor em Ecologia Aquática Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônica (Inpa/Ufam 2003), Edinbergh Caldas de Oliveira é professor da Ufam desde 1990. Ele desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ecologia e Zoologia. Ainda em 2002, criou o Núcleo de Pesquisas (NUPIC/CNPq/Ufam) e, desde 2003, colabora com cursos de Pós-Graduação em Ecologia e Zoologia no Amazonas e no Brasil.

Na área de Ictiologia, ele foi autor de vários artigos de distribuição de larvas de peixes e descreveu sete novas espécies. De 2004 a 2012, o professor criou e coordenou vários cursos de Biologia, dentre os quais na modalidade EaD, no âmbito do Programa de Interiorização da Graduação (Proing) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). De 2014 a 2016, presidiu o Conselho Regional de Biologia (CRBio 06).

Em resumo, o convite destaca que "sua trajetória profissional é revela um amazônida apaixonado pelos peixes e pela natureza, além de um defensor da conservação desta biodiversidade".