Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Ufam realiza Workshop Brasil-Áustria sobre o fenômeno das terras caídas, de 31/8 a 4/9, inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Ufam realiza Workshop Brasil-Áustria sobre o fenômeno das terras caídas, de 31/8 a 4/9, inscrições abertas

Escrito por ascom.ufam | Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2026, 13h09 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2026, 13h09 | Acessos: 47

O Departamento de Geografia promove o “Workshop Brasil-Áustria: Abordagens Integradas para o Monitoramento de Movimentos de Massas e Redução de Desastres” nos dias 31 de agosto a 04 de setembro. O evento é gratuito e está com inscrições abertas.

De acordo com o coordenador do workshop, professor Rogerio Ribeiro Marinho, a iniciativa trata-se de um evento ligado ao projeto "Compreendendo a Dinâmica das Terras Caídas em um Clima em Mudança: Adaptando Técnicas de Sensoriamento Remoto e Monitoramento de Deslizamentos Lentos, com financiamento do CNPq – Brasil e da OeAD – Áustria. “O objetivo deste projeto é iniciar um intercâmbio de pesquisadores para aprimorar o entendimento e fomentar a colaboração no estudo do processo geomorfológicos como as terras caídas na Amazônia através da adaptação de técnicas de monitoramento de movimentos lentos atualmente utilizadas com sucesso na Baixa Áustria. Este Workshop é uma das atividades programadas deste projeto”, informa. “Também queremos apresentar à comunidade acadêmica e aos gestores públicos pesquisas sobre processos geomorfológicos observados aos riscos de desastres em ambientes urbanos e ribeirinhos da Amazônia, bem como na Áustria”, completa.

Na segunda-feira, 31, ocorrem, pela manhã, as palestras sobre o fenômeno das terras caídas na Amazônia brasileira, abordado por Iris Bandeira, do Serviço Geológico do Brasil, e por Philipp Marr, da Universidade de Viena, que apresentará o relato sobre a versão austríaca. Na sexta-feira, 4, serão realizadas as palestras “Using Sentinel-1 SAR data to monitor open water extend in the Amazon Basin”, com Daniel Maciel, do Inpe, “Influência do uso da terra para ocorrência de deslizamentos”, com Renata Quevedo, da Universidade de Viena, e “Dados geoespaciais aplicados à redução de risco de desastres na Amazônia”, com Rogério Ribeiro Marinho, da Ufam. As palestras são gratuitas, abertas ao público em geral e irão ocorrer nos Auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT) e de Geociências, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), ambos no setor Norte do campus universitário de Manaus. 

As demais atividades da programação são fechadas e externas ao campus da Ufam. Na página de inscrições é possível verificar as condições para participação. Os inscritos receberão o certificado de participação no evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página