Página inicial > Últimos Eventos > Curso de Arquivologia promove atividades sobre segurança digital e interdisciplinaridade nos dias 19, 21 e 22 de novembro

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 16h26 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 16h50 | Acessos: 1258

Em dois dias, minicurso abordará as blockchain e as criptomoedas, consideradas duas das mais importantes revoluções tecnológicas da atualidade, e seus impactos socioeconômicos

Para debater sobre segurança digital e seus impactos socioeconômicos, e ainda sobre a interdisciplinaridade e tratamento arquivístico na contemporaneidade, o curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abrigado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor Norte do Campus Sede, realiza uma mesa-redonda, duas palestras e um minicurso, todos abertos à comunidade acadêmica. As atividades ocorrem nos dias 19, 21 e 22 de novembro de 2019, no auditório Rio Negro.

A participação é gratuita e as vagas são limitadas, de modo que os interessados devem enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Trata-se de desdobramentos do projeto de extensão intitulado “Diálogos com Arquivologia”, contemplando temáticas atuais e instigantes na área. O minicurso, por exemplo, marcado para ocorrer nos dias 21 e 22, sempre das 13h30 às 17h, tratará sobre blockchain e criptomoedas, consideradas duas das mais importantes revoluções tecnológicas da atualidade, avaliando seus impactos sobre a Socioeconomia.

Programação

Irão compor a mesa-redonda e ministrar o minicurso Renata Regina Gouvêa Barbatho – doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) e servidora da Fundação Casa de Rui Barbosa; e Sérgio David Ganzalez Lopez – mestre em Banco e Finanças pelo Centro Universitário de Villanueva (Espanha) e consultor em Economia Digital.

Dia 19 – das 18h30 às 21h – Auditório Rio Negro (IFCHS)

Mesa de abertura – “Arquivologia e interdisciplinaridade”

Palestras

1. Do Analógico ao digital: dimensões do tratamento arquivístico na contemporaneidade;
  2. Blockchain, produção do conhecimento e universidades.

Dias 21 e 22 – das 13h30 às 17h – Auditório Rio Negro (IFCHS)

MinicursoBlockchain, criptomoedas e seus impactos socioeconômicos.

Acesse os links:

1. Programação em JPEG.

2. Informações do minicurso.