Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Palestra resgata e valoriza trajetórias docentes do curso de História da Ufam no dia 13 de agosto
Início do conteúdo da página

Palestra resgata e valoriza trajetórias docentes do curso de História da Ufam no dia 13 de agosto

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2026, 11h03 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2026, 11h03 | Acessos: 52

Para resgatar e homenagear as trajetórias que construíram o curso de História da Ufam, o Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia (Labuhta) promove a palestra "Além da Conquista: A Formação de um Historiador Amazônico". O evento ocorre no dia 13 de agosto, às 18h30, no Auditório Rio Solimões (IFCHS), situado no setor Norte do campus universitário de Manaus. 

A iniciativa é uma das ações do projeto “Entre Gerações: trajetórias que construíram o Curso de História da Ufam”, que será executado em três etapas, sendo a primeira a realização de palestras com ex-professores do curso que ainda residem em Manaus. De acordo com o coordenador do Laboratório, professor César Queirós, as próximas etapas serão feitas com aqueles que já não moram mais na cidade e posteriormente serão feitas homenagens póstumas aos ex-docentes do curso. “Esse projeto tem por objetivo trazer professores aposentados do Departamento de História e apresentá-los, tanto a sua trajetória docente quanto suas trajetórias de pesquisa para as novas gerações, tanto para a graduação quanto para a pós-graduação”, disse o coordenador. “Esse projeto se divide em três etapas. ”Então, tivemos a professora Edinéia Mascarenhas na primeira vez, depois o professor Aluisio Nogueira, agora, em agosto, teremos o professor Francisco Jorge dos Santos. Em setembro, será a professora Patrícia Mello. Em outubro, o professor Luiz Balkar, e em novembro, o professor João Ricardo Bessa Freire, e sempre com a participação de um ex-aluno com uma relação próxima desse professor”, completou. 

Segundo o professor César Queirós, na as duas etapas seguintes serão abordadas as trajetórias dos docentes que moram fora do Amazonas e os já falecidos em forma de homenagens póstumas. “Para o ano que vem, nós vamos fazer com os professores que não estão mais em Manaus, então, a segunda edição vai ser remota. Então, teremos os professores nomes como José Ribamar Bessa Freire, professor Antônio Emílio Morga, professora Márcia Eliane Mello, professora Maria Eugênia, professor Luiz Bitton, professores que foram importantes no departamento, que não são amazonenses e que após a aposentadoria retornaram para os seus estados. Já na terceira fase do projeto, nós vamos fazer homenagens póstumas a professores aposentados que já não estão mais conosco, como o professor Geraldo Sapir Peixoto, o professor Hideraldo Costa, a professora Vânia Tadros e a professora Eloína Monteiro dos Santos”, revelou. 

A programação é gratuita e aberta ao público em geral. Para acompanhar a divulgação das palestras, acesse o perfil do Labuhta nas redes sociais:

Instagram: @labuhtaufam

YouTube: www.youtube.com/@labuhta8854

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página