Página inicial > Últimos Eventos > INC/ Benjamin Constant - XXVIII Conic começa nesta quarta-feira, 6

INC/ Benjamin Constant - XXVIII Conic começa nesta quarta-feira, 6

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h14 | Acessos: 1113

A vigésima oitava edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic) do Instituto de Natureza e Cultura (INC) começa nesta quarta-feira, 6, em Benjamin Constant (AM). A palestra de abertura intitulada ‘Ocupação e Desenvolvimento no Alto Solimões’ foi proferida por Jonas Dias de Souza do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade Estadual do Amazonas (CSTB/UEA), no Auditório da unidade.

Ao todo, entre os dias 6 e 7 de novembro, serão apresentados 103 trabalhos. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam).

Clique aqui e confira a lista de apresentações.

XXVIII Conic

O Conic está na sua XXVIII edição na Ufam e expressa o êxito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), lançado em 1984, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O que evidencia o sucesso de um dos programas mais importantes já lançados pela agência e adotado pelas FAP’s de todo o país como o fez a nossa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Nesses 28 anos, o Conic mostra a contribuição do Pibic nos 110 históricos anos da Ufam, formando milhares de alunos, nas nove áreas do conhecimento organizados pelo CNPq e CAPES, tendo papel determinante para a qualidade do profissional no mercado e na pós-graduação.

Nos últimos dez anos houve um aumento expressivo na oferta de bolsas de Pibic, especialmente, nos últimos dois anos da atual gestão. A evolução do número de projetos Pibic mostra a importância do programa na instituição e na região, tendo a Ufam atingido 1782 projetos na edição 2018/2019, dos quais 1176 (66%) tiveram apoio com bolsas IC do CNPq (250), Fapeam (366) e Ufam (560). Neste crescimento tiveram destaques as áreas de Humanidades, Engenharias e Saúde.