Página inicial > Últimos Eventos > Manaus sedia Jornadas sobre Reumatologia e docentes da Ufam integram comissão científica. Inscrições em breve

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 10h55 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h20 | Acessos: 826

Promovidos pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela Sociedade Amazonense de Reumatologia, ocorrem entre os dias 18 e 20 de junho de 2020 a 25ª Jornada Norte Nordeste e 5ª Jornada de Amazonense de Reumatologia, assim como oficinas de pacientes e Sjogren e o 4º Encontro Multiprofissional da SBR. O tema central dos eventos conjuntos será Autoimunidade e Infecção, e organizadores esperam mais de 400 participantes.

Tendo como objetivo promover o aprimoramento profissional, a programação geral contemplará as novas abordagens terapêuticas no adulto e na criança passando pelos estudos básicos, pelos ensaios clínicos e pelos avanços diagnósticos nessa especialidade. A Jornada terá também uma área de exposição destinada à indústria farmacêutica e a outras empresas que tenham interesse em expor seus produtos e serviços. Em breve, as inscrições online já estarão disponíveis aos interessados, estando sujeitas à disponibilidade de vagas.

Comissão Científica

Sandra Lúcia Euzébio Ribeiro, Luiz Fernando de Souza Passos e Camila Maria Paiva França Telles fazem parte da Comissão Científica dos eventos. Os três são professores efetivos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuando na Faculdade de Medicina (FM).

A professora Sandra Ribeiro é doutora em Biotecnologia pela Ufam e leciona Reumatologia na FM, atuando principalmente nos temas de espondiloartrites, doenças osteometabólicas e hanseníase. O professor Luiz Fernando Passos também é doutor em Biotecnologia pela Ufam e leciona no Mestrado em Imunologia da Instituição, com experiência nas áreas de doenças autoimunes, inflamação, fatores genéticos e ambientais em autoimunidade, acompanhamento clínico de pacientes com artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico e patologias afins. Por fim, a professora Camila Telles, doutora em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), atuando como docente no Internato em Pediatria da Ufam.

Temas de interesse

A partir do desdobramento da temática central, a programação contemplará especificamente cada um destes temas: Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil - Terapêuticas emergentes; Espondiloartrites; Lúpus Eritematoso sistêmico; Doenças Osteometabólicas; Terapêuticas emergentes; Vacinas em doenças reumáticas; Síndrome de Sjogren; Vasculites; Esclerose Sistêmica; Vírus como causa de manifestações reumáticas; Infecção em pacientes reumáticos imunossuprimidos; e Osteoartrite.

Sjögren – A síndrome ocorre quando os sintomas da “SS” são acompanhados de outra doença autoimune como a Artrite Reumatóide, o Lúpus Eritematoso Sistêmico ou Esclerodermia. A doença será tema de uma oficina marcada para o primeiro dia do evento, 18 de junho de 2020.