Página inicial > Últimos Eventos > Instituto de Ciências Biológicas da Ufam promove Semana Acadêmica de 8 a 14 de novembro

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 18h02 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 08h30 | Acessos: 2329

Além de ter palestras sobre temas atuais e instigantes, como horta automatizada, receitas com PANC e comidas agroecológicas, a semana terá cursos de campo, na Faexp, e minicursos. Trabalhos podem ser submetidos online até esta quinta-feira, 7

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Com o tema “Integrando saberes científicos”, a Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam) alcança a sua 10ª edição em 2019. O evento será realizado entre os dias 8 e 14 deste mês, entre 9 e 22h, sendo promovido pelos Centros Acadêmicos dos cursos de Biologia (Cabio), Ciências Naturais (Cacien) e Biotecnologia (Cabiotec) em conjunto com a diretoria do Instituto. Visite a página do evento.

A partir da temática central, a proposta é estabelecer uma integração interdisciplinar entre os três cursos de graduação que compõem a estrutura da Unidade Acadêmica. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, conduzirá a solenidade de abertura da Semana, que ocorrerá nesta sexta, 8, das 10 às 11h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Sede.

As submissões de trabalhos para uma das áreas temáticas da Semana Acadêmica estão disponíveis até esta quinta-feira, 7, neste link. Os trabalhos podem versar sobre Botânica, Biotecnologia, Ecologia, Ensino, Genética/Biologia Molecular, Microbiologia, Zoologia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Imunologia, Micologia, Morfologia e Parasitologia. Veja aqui como o resumo deve ser formatado para envio.

Programação

No primeiro dia, terão início os cursos de campo em Herpetologia, Práticas com Morcego, Ecologia de Invertebrados Terrestres e Noções de Aquarela Científica. Todos eles serão ministrados nas dependências da Fazenda Experimental da Universidade, entre os dias 8, 9 e 10 de novembro. A saída dos participantes será do estacionamento da Prefeitura do Campus, às 14h, com retorno da Faexp marcado para o dia 11 de novembro, às 8h.

No dia 9, será realizada a Ação Ambiental @IgarapésLimpos, das 14 às 16h, atividade conduzida pela administradora da iniciativa Viviana Garrido Ferreira, no Paço Municipal de Manaus, com encontro no Museu do Paço. Como se trata de mutirão de limpeza, os participantes devem usar sapatos fechados e, se possível, levar luvas impermeáveis.

Nos dias 11, 12 e 13, haverá uma série de palestras, onde serão abordados temas como: Biotecnologia e a busca de novos fármacos; Princípios farmacológicos da depressão; Biotecnologia na Amazônia; Citogenética e conservação de espécies vegetais; Horta automatizada com micro:bit; Kombucha (probiótico a base de chás); Hidromel artesanal; Receitas com PANC [Plantas Alimentícias Não Convencionais]; Retrocessos ambientais, ameaça aos povos indígenas e o impacto sobre o clima global; Taxidermia; Toxicologia; Melipolinicultura; Comidas Agroecológicas.

Acesse a programação completa aqui.

Saiba mais

O atual mercado de trabalho demanda profissionais com diversas habilidades, destacando-se profissionais proativos, resilientes e inovadores. E nesse cenário, a interdisciplinaridade torna-se um elemento chave para fornecer os alicerces que permitirão o desenvolvimento da inovação. A proposta de reunir as semanas acadêmicas em uma única semana permitirá uma maior interação entre os discentes e docentes dos cursos do Instituto de Ciências Biológicas, por meio de minicursos e palestras que contemplam diversas temáticas.

A X Semana do ICB terá minicursos, incluindo excursões na Fazenda Experimental, palestras, rodas de conversa, mesa redonda, ações socioambientais, além de uma sessão de apresentação de pôster, em que os discentes terão a oportunidade de divulgar os seus trabalhos científicos e discuti-los com o público participante. Nesse âmbito, espera-se ampliar a divulgação dos diferentes trabalhos desenvolvidos no Instituto, somando-se ao desenvolvimento das habilidades necessárias para compreender, discutir, relacionar e integrar os diversos saberes científicos.