Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Inauguração de Viveiro na Fazenda Experimental da Ufam fortalece ações de restauração ecológica
Início do conteúdo da página

Inauguração de Viveiro na Fazenda Experimental da Ufam fortalece ações de restauração ecológica

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 10h00 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 10h10 | Acessos: 16

Evento acontece nesta sexta-feira, 5, na FAEXP/Ufam. Estrutura integra a iniciativa Floresta Viva Amazonas, que apoia projetos dedicados à recuperação de áreas degradadas e ao fortalecimento da cadeia produtiva da restauração.

Com o objetivo de impulsionar a restauração ecológica e a produção de conhecimento científico no estado do Amazonas, será inaugurado no dia 5 de dezembro, às 10h, o Viveiro da Flora Amazônica, localizado na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (FAEXP/Ufam), no Km 38 da BR-174, em Manaus (AM).

A nova estrutura integra a iniciativa Floresta Viva Amazonas, que apoia projetos dedicados à recuperação de áreas degradadas e ao fortalecimento da cadeia produtiva da restauração no interior e no entorno de Unidades de Conservação do estado.

Entre os projetos apoiados, destaca-se o “Restauração Ecológica Produtiva: Promovendo uma Paisagem Sustentável na Amazônia”, desenvolvido pelo Idesam, em parceria com o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/INPA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O projeto é responsável por coordenar, estruturar e fortalecer o viveiro da FAEXP, que será utilizado como base para ações de restauração ecológica e para pesquisas aplicadas voltadas ao desenvolvimento sustentável na região.

Outro projeto integrante da iniciativa é o Reflora, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), que irá restaurar aproximadamente 200 hectares, contando com apoio complementar do viveiro tanto na produção de mudas quanto nos processos formativos que envolvem as ações de campo.

A iniciativa Floresta Viva Amazonas conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Eneva — operadora atuante em exploração e produção de gás natural e soluções energéticas — e da KfW, agência de cooperação financeira da Alemanha voltada ao desenvolvimento sustentável. A gestão administrativa é realizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

A cerimônia de inauguração será aberta a instituições convidadas, que poderão conhecer de perto a estrutura do viveiro e as perspectivas de pesquisa e restauração que ele viabiliza.

Programação
9h30 – 10h00: Recepção dos convidados
10h00 – 11h00: Apresentação dos projetos envolvidos e futuras pesquisas na área de restauração
11h00 – 12h00: Visita ao Viveiro da FAEXP

registrado em:
Fim do conteúdo da página