Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > “Diálogos Amazônicos” – debate aborda Plano de Ação da Geodiversidade em Presidente Figueiredo nos dias 18 e 19
Início do conteúdo da página

“Diálogos Amazônicos” – debate aborda Plano de Ação da Geodiversidade em Presidente Figueiredo nos dias 18 e 19

Publicado: Sexta, 07 de Novembro de 2025, 12h22 | Última atualização em Sexta, 07 de Novembro de 2025, 12h42 | Acessos: 92

"A iniciativa busca fortalecer as políticas públicas do município de Presidente Figueiredo e contribuir diretamente para a candidatura do Geoparque Cachoeiras do Amazonas ao selo da Unesco”, afirma coordenador do projeto

O futuro da geodiversidade local está na pauta do encontro que reúne pesquisadores, autoridades e a comunidade de Presidente Figueiredo, nos dias 18 e 19 de novembro. Os “Diálogos Amazônicos para Construção do Plano de Ação da Geodiversidade (PAG)”, coordenados pelo docente do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), professor Humberto Lima, debatem sobre esse Plano de Ação, instrumento estratégico para o ordenamento territorial sustentável daquele município.

O projeto foi concebido no contexto do Programa Internacional Geociência e Geoparques da Unesco, agência da ONU para os temas de Educação, Ciência e Cultura. “O evento [...] está alinhado aos compromissos nacionais e globais de conservação, e também marca um importante avanço na campanha pela candidatura do Geoparque Cachoeiras do Amazonas à chancela da Unesco, por isso acreditamos que será um momento decisivo para o futuro socioambiental e econômico de Presidente Figueiredo”, diz o coordenador.

A proposta foi contemplada pela Chamada n. 10/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI). Embora a ação esteja concentrada numa cidade específica, o projeto aprovado no Edital Universal 2023 prevê o uso do Plano de Ação da Geodiversidade como uma ferramenta capaz de ser replicada em prol da geoconservação e da gestão sustentável em toda a Amazônia.

“O Plano de Ação será o principal instrumento de implementação da política local de geoconservação. Ele está estruturado para articular estratégias de ordenamento territorial, conservação do patrimônio geológico, fomento ao geoturismo e mitigação de impactos ambientais, inserindo-se na agenda global de desenvolvimento sustentável. As diretrizes do plano estão alinhadas com a Estratégia Nacional de Geoconservação e com os compromissos do Brasil junto à Unesco na criação de Geoparques Mundiais”, detalha o coordenador.

O comitê organizador espera receber cerca de 250 participantes, entre pesquisadores, representantes de entidades civis e públicas e os comunitários, os quais devem contribuir com a elaboração de um plano de ação integrado. “Essa iniciativa busca fortalecer as políticas públicas do município de Presidente Figueiredo e contribuir diretamente para a candidatura do Geoparque Cachoeiras do Amazonas ao selo da Unesco”, frisa o professor Humberto Lima.

Ele lidera o Grupo de Estudos de Geociências e Meio Ambiente Amazônico Sustentável ao lado do professor Helder Manuel da Costa Santos, também do ICE/Ufam, e esse é um dos lugares onde a ideia foi gestada. Também o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), grupo de pesquisa sediado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), colaborou com o trabalho.

Além do professor Humberto Lima, há outras pessoas na organização dos “Diálogos”, estas vinculadas a instituições brasileiras ou estrangeiras. São eles/elas: Carlos Augusto da Silva (Museu de Arqueologia/Ufam); Solange dos Santos Costa (Degeo/Ufam); José Bernardes Brilha (Universidade do Minho); Vilma Terezinha Araujo Lima (ENS/UEA); Joao Rodrigo Leitão dos Reis (Ipaam), Vania Nunes dos Santos (Unicamp); Maria da Gloria Motta Garcia (IGc/USP); Priscila Lopes (GeoHereditas); Roberto Cesar de Mendonça Barbosa (PPGeo/Ufam); Armando Frota Filho (Ufam); Maria Rosário do Carmo (Degeo/Ufam; e Renê Luzardo (Serviço Geológico do Brasil).

Na pauta

Na programação dos dois dias, serão discutidos os cinco eixos estratégicos do PGA: 1-Governança e Fortalecimento Institucional para a gestão integrada do território; 2-Pesquisa, Inventário e Gestão da Informação do patrimônio natural; 3-Educação e Capacitação para a valorização da geodiversidade; 4-Geoturismo Sustentável e Geração de Renda para a população local; e 5-Mitigação de Impactos e Ordenamento Territorial, com foco no uso sustentável do solo. Cada eixo tem objetivos e metas, prazos de curta, média ou longa duração, além de responsáveis e parceiros.

Terça-feira, 18 de novembro: Foco em Geoparques e Diálogos I

  • 10h45 - 12h00: Conferência Magna sobre o "Programa Internacional Geociência e Geoparques UNESCO: Integrando conservação, ciência e comunidades", com a participação de José Bernardo Brilha da Universidade do Minho, Portugal.
  • 14h00 - 14h40: Palestra sobre "Povos originários e a Proteção do seu Território em Presidente Figueiredo" com Representantes dos Povos Indígenas.
  • 15h30 - 16h10: Palestra de Vânia M. Nunes Santos (PPGEHCT/Unicamp) sobre "Geoconservação, Participação e aprendizagem social: contribuições ao PAG".
  • Noite: Às 18h30, haverá uma Mostra Fotográfica e Cultural na Praça da Cultura, intitulada "Pela lente do Cientista Cidadão: Geodiversidade e Cultura de Presidente Figueiredo".

Quarta-feira, 19 de novembro: Diálogos II, III e Construção do PAG

  • 08h30 - 09h10: Maria da Glória Motta Garcia (IGc/USP) apresenta a "Palestra 5: Plano de Ação da Geodiversidade: instrumento estratégico para conservação e desenvolvimento em Presidente Figueiredo".
  • 09h10 - 10h40: Mesa Redonda: Vivências Comunitárias em Presidente Figueiredo.
  • 13h30 - 17h00: Ponto alto do evento, a Oficina participativa: Construção colaborativa do PAG, coordenada por Vânia M. N. dos Santos e a equipe do Projeto, focada na elaboração conjunta do plano.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página