Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Está aberta a 2ª chamada para o The Earthshot Prize 2026, que premiará cinco iniciativas ambientais com um milhão de libras cada. Assista à palestra virtual neste sábado, 25
Início do conteúdo da página

Está aberta a 2ª chamada para o The Earthshot Prize 2026, que premiará cinco iniciativas ambientais com um milhão de libras cada. Assista à palestra virtual neste sábado, 25

Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 11h36 | Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2025, 12h41 | Acessos: 37

A poucos dias da premiação dos vencedores de 2025, da qual dois projetos brasileiros foram finalistas, a edição de 2026 do The Earthshot Prize (TEP 2026) já está em fase de indicações. Participe da live de apresentação do Prêmio e esclareça sobre as formas de participação. O encontro virtual ocorre neste sábado, 25, via Zoom (https://tinyurl.com/3k64skyc). Ao abrir a plataforma, ingresse na sala com o Id 92471618997 e a senha Sy15dp. A palestra será feita pelo professor Jonas Gomes, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), e encerra a etapa de divulgação do TEP 2026.

O Prêmio foi lançado pelo príncipe William em 2020, como uma iniciativa ambiental capaz de selecionar e reconhecer as cinco soluções inovadoras para estas metas ambientais, chamadas de "Earthshots": 1) Proteger e restaurar a natureza; 2) Limpar nosso ar; 3) Reviver os oceanos; 4) Construir um mundo sem desperdício; e 5) Consertar o clima. De fato, são objetivos ousados e as exigências altas, mas os autores das propostas vencedoras receberão um milhão de libras esterlinas britânicas (GBP) para o projeto, uma quantia equivalente a cerca de U$$1,34 milhão ou a R$7,2 milhões, considerando-se o câmbio atual.

A participação é livre, embora o público de interesse sejam pessoas, equipes, empresas, entidades do terceiro setor, órgãos públicos ou redes de organizações que possuam algum protótipo ou teste-piloto validado e uma solução inovadora de atuação para a melhoria do ambiente na Terra, incluindo cuidados com as florestas, o ar e os oceanos, além do combate ao desperdício e à crise climática. Segundo os organizadores, apenas serão aceitas submissões de projetos que já tenham tido a viabilidade testada, reforçando a natureza aplicada da ação.

Como o prêmio não aceita candidaturas diretas (mas somente as indicações de uma rede global de especialistas), o primeiro passo para concorrer é conhecer como funciona o processo para, então, avaliar a submissão de projetos exequíveis na área ambiental. O professor Jonas Gomes atua como nominator voluntário que representa a Ufam, e tem a função de identificar, avaliar e nomear aquelas soluções potenciais que serão, em seguida, submetidas ao Painel de Conselheiros Especialistas. De modo simplificado, ele coordena uma fase de peneira inicial que é indispensável para que o projeto siga concorrendo ao TEP.

Etapas

Depois das palestras, será ofertado um suporte digital, a ocorrer no dia 8 de novembro, virtualmente (também pelo Zoom). O “Estágio 1” consiste na recepção das inscrições, que seguem abertas até o dia 30 de novembro, via plataforma digital do Earthshotprize (https://jgsilva.org/). Vencidas essas etapas, o “Estágio 2” será para avaliação e encaminhamento das propostas inscritas – elas serão continuamente avaliadas pelo nominator da Ufam, que cadastrará somente aquelas mais competitivas ao TEP 2026, gerando um Id oficial para esses projetos até o dia 1ª de dezembro. Prosseguindo, até o dia 4 de dezembro, outro questionário deve ser respondido (em inglês ou português, com tradução do TEP). Finalmente, a lista dos nomeados pela Ufam será divulgada a partir de 15 de dezembro de 2025, na mesma plataforma https://jgsilva.org/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página