Oficina sobre sustentabilidade urbana no Amazonas, parte do Projeto AdaptAÇÃO | ReDUS, será nesta quarta (15), às 8h, no CCA
O Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (CCA/Ufam) promove a oficina “Diálogos para Sustentabilidade Urbana no Amazonas: instrumentos urbanos na perspectiva da adaptação climática”. O evento ocorre nesta quarta-feira, 15, a partir das 8h, no auditório Vitória Régia do CCA, localizado no setor Sul do Campus Sede da Ufam. Conheça a página do Projeto AdaptAÇÃO | ReDUS.
O propósito da oficina é fortalecer o debate e o diálogo a respeito da crise climática, propondo a troca de experiências a partir de suas pautas (projetos, ações, pesquisas, entre outras). Por fim, almeja-se consolidar uma rede local para que esses atores possam avançar nesse debate desde a perspectiva amazônica.
A oficina deverá “avaliar e propor desenhos de implementação dos instrumentos de política urbana na perspectiva das mudanças climáticas, identificando as possibilidades, limites e desafios, por meio de uma rede nacional de instituições acadêmicas de pesquisa no campo do planejamento urbano e regional. Ao lado de movimentos sociais, pesquisadores e representantes de organizações públicas e privadas e da sociedade civil, a programação prevê aproximação para construção, debate e consolidação de uma agenda nesse tema”, segundo o convite.
Durante a oficina serão compartilhados os resultados parciais do Planejamento Urbano para um Futuro Sustentável (Projeto AdaptAÇÃO | ReDUS), parceria entre o Ministério das Cidades (Mcid) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que envolve, ainda, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e o Observatório das Metrópoles (OM).
Essa atividade terá a participação do pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) - Observatório das Metrópoles /UFRJ, professor Orlando Alves dos Santos Júnior; e do diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital do Ministério das Cidades, Yuri Rafael Della Giustina.
***
🌎 O que é o Projeto AdaptAÇÃO?
Uma parceria entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, envolvendo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e o Observatório das Metrópoles. A ação visa apoiar municípios no aprimoramento de seu planejamento urbano, incorporando a perspectiva climática em políticas e instrumentos locais.
🎯 Objetivo
Integrar na política urbana municipal estratégias de adaptação às mudanças do clima, apoiando equipes técnicas municipais, sociedade civil e comunidade acadêmica.
🛠️ Ações previstas (2025–2026)
- Apoio direto a municípios na atualização de seus instrumentos de política urbana com perspectiva climática.
- Capacitações presenciais e virtuais.
- Produção de guias metodológicos, relatórios e materiais de referência.
- Oficinas locais e workshops para disseminação e troca de experiências.
- Formação de uma rede nacional de pesquisa para avaliação e implementação de instrumentos de política urbana com foco na adaptação climática.
🤝 Apoio e parceria com os municípios - passo a passo
- Seleção por Edital de Seleção Pública (setembro a novembro de 2025).
- Avaliação dos instrumentos locais de planejamento urbano e sua integração com a política climática.
- Estudos para revisão ou elaboração de novos instrumentos de planejamento urbano.
- Produção de minutas de atos normativos, com colaboração entre equipes locais e rede de pesquisa.
✅ Resultados já alcançados
- Criação da Rede de Avaliação dos Instrumentos de Política Urbana e Adaptação Climática (AIPUAC), com 20 núcleos de pesquisa em todas as regiões do país.
- Realização do 1º Workshop Nacional da Rede AIPUAC (junho/2025, UnB), reunindo especialistas, gestores e representantes de ministérios e do INPE.
- Realização das Oficinas Locais (desde junho/2025).
- Lançamento do Edital de Seleção Pública de municípios e consórcios públicos para participar do Projeto AdaptAÇÃO.
Redes Sociais