Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Exposição “Em busca de Mim” está aberta a visitação gratuita no Caua/Ufam com obras do artista Adriel Castro. Prestigie
Início do conteúdo da página

Exposição “Em busca de Mim” está aberta a visitação gratuita no Caua/Ufam com obras do artista Adriel Castro. Prestigie

Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 13h43 | Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 13h51 | Acessos: 76

Com um conjunto de nove obras nesta exposição “Em busca de Mim”, realizada no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam), o artista Adriel Castro busca configurar um processo íntimo na busca pela compreensão da imagem, da autoimagem e da identidade por meio do autorretrato. A exposição tem entrada franca e segue aberta ao público até o dia 8 de outubro, na rua Monsenhor Coutinho, 724. A abertura será hoje, 12, 19h.

O processo de criação teve início na escrita, no ano de 2018. Com o passar dos anos, Adriel acompanhou a necessidade de incorporar nessa investigação as imagens que ora são reveladas pela exposição aberta ao público. A escolha surgiu da necessidade de responder questões como: Quem sou eu? Qual o meu valor? Qual o meu lugar no mundo? Esses e outros questionamentos impulsionam todo o seu processo criativo.

Os conceitos de “Eu” e de “Busca”

“A partir dos meus pensamentos mais íntimos, o EU, como a essência mais pura de mim mesmo, que habita o meu interior, e está na expectativa diária de desabrochar um pouco mais em cada troca energética, seja com as pessoas, com a natureza, com os outros seres ou mesmo com o divino. Essa essência está comigo desde o nascimento e supera a encarnação presente. Ela é mais forte e mais sublime, apontando para a eternidade e caminhando como quem já andou pelas estradas que hoje piso”, define Adriel Castro a respeito da concepção das obras expostas.

“Desde que me entendo por gente, que tenho lucidez sobre a minha existência e que compreendo a presença do EU em mim, tenho buscado compreender também a vida, os propósitos, o presente, o passado e o futuro, e ainda como eu transito nesse tempo e nesse espaço”, complementa o artista acerca dos processos internos que procura externalizar ao público que visitar a exposição no Caua/Ufam.

Sobre o artista

Adriel Castro é artista visual, professor e pesquisador, investigando processos de aprendizagem e criatividade artística em sala de aula. Seu contato com a arte começa aos seis ou sete anos de idade, em um concurso escolar, onde ganhou notoriedade com um projeto e, naquele momento, teve o seu primeiro auto reconhecimento como artista e passou a reconhecer e compreender internamente que a sua jornada seria ligada à arte.

Desde então, o fazer artístico se fez presente na vida de Adriel, tornando-se um grande pilar de comunicação interna e externa. Ele é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e atualmente compõe a turma de 2025 do curso de mestrado do Programa ProfArtes Ufam/UEA. Especificamente, seu projeto profissional tem o objetivo de estudar o autorretrato como investigação da identidade no novo ensino médio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página