Ufam sedia Encontro de Psicologia Social para discutir a Crise Climática e a Defesa da Vida
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, no período de 04 a 07 de setembro, o 23º Encontro Nacional da ABRAPSO, um evento que, pela primeira vez em 45 anos, acontece na Região Norte. Com quase 3 mil inscritos, o encontro reúne pesquisadores do Brasil, da América Latina e da Europa, promovendo diálogos sobre os desafios da crise climática a partir da perspectiva da Psicologia Social Crítica.
Com o tema "Aliança dos povos: Psicologia Social face à destruição de todas as formas de vida", o evento destaca a urgência de uma abordagem que valorize os processos subjetivos e o protagonismo dos povos e grupos sociais diante da emergência climática. A escolha de Manaus como sede reforça a importância de colocar a Amazônia no centro das discussões da Psicologia Social, fomentando redes de pesquisa com cientistas da região.
A programação aprofunda temas relacionados às lutas de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outros povos amazônicos, abordando questões como o bem viver, a luta antirracista, anticapacitista, antimanicomial, antiprisional, além de discussões sobre diversidade de gênero, sexualidade, corporeidade e brasilidade. Entre as atividades, destacam-se vivências que conectam teoria e prática, como a Vivência na Unidade de Saúde da Família Rural e a Vivência Agroecológica na Área de Preservação Permanente (APA) Adolpho Ducke, permitindo aos participantes uma imersão nas realidades locais.
Minicursos especializados também serão realizados, com títulos que refletem a amplitude da Psicologia Social aplicada, como "A Amazônia frente ao avanço do capital: práxis de uma Psicologia que se soma às lutas e resistências coletivas" e "Práticas Antirracistas: O papel da Psicologia Social na luta contra o racismo". Um dos destaques é o minicurso "Caminhos e encruzilhadas na descolonização do pensamento psicológico: em debate psicologias negro-a(me)fricanas".
Durante o encontro também serão lançadas 48 obras que abordam temas sociais, de saúde, direitos humanos e relações raciais, reforçando o papel da Abrapso na produção de conhecimento relevante e engajado com as questões sociais e acadêmicas do país.
De acordo com a professora da Ufam e presidenta da Enabrapso, Iolete Ribeiro da Silva, a realização do evento em Manaus vai ser um marco: “para a Psicologia Social da Amazônia é um evento muito relevante, porque a temática central é a conservação e a defesa da Amazônia e a discussão disso com os povos amazônicos”, considera a professora, lembrando que o evento reconhece o protagonismo e a importância do ativismo desses povos, a sua luta pela sobrevivência em um contexto que recebe a atenção do mundo inteiro. Ainda assim, apesar dessa atenção, considera a professora, esses grupos sociais ainda enfrentam muitos desafios.
Para mais informações sobre o evento, é só visitar o site https://www.encontro2025.abrapso.org.br/
Redes Sociais