Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Ufam inaugura Escola Estadual de Socioeducação nesta sexta, 22
Início do conteúdo da página

Ufam inaugura Escola Estadual de Socioeducação nesta sexta, 22

Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 11h36 | Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2025, 11h38 | Acessos: 134

Nesta sexta-feira, 22, o estado do Amazonas avança na consolidação de políticas públicas voltadas à juventude em cumprimento de medidas socioeducativas, com a inauguração oficial da Escola Estadual de Socioeducação do Amazonas (EES-AM). A cerimônia ocorre no Auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), das 8h30 às 12h. As inscrições para o evento podem ser feitas on-line,  preenchendo o formulário próprio disponível neste link.

A Sede da EES-AM está localizada na sala 3 do Centro de Convivência, no setor Norte do Campus Universitário. 

Mais do que uma nova instituição de ensino, a Escola nasce com o propósito de fortalecer a socioeducação como política pública de transformação. O espaço será dedicado à formação continuada dos profissionais que trabalham no Sistema Socioeducativo no estado do Amazonas, por meio de práticas educativas alinhadas às diretrizes nacionais e contribuindo para a reintegração social de adolescentes em conflito com a lei.

Terão lugar na solenidade, além de outras autoridades convidadas, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Silvia Conde; a coordenadora-geral da EES-AM, Maria Nilvane Fernandes (Ufam); o diretor da Faculdade de Educação da Ufam, Cláudio Gomes da Victória; o juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e Coordenador da Central de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), juiz Luís Cláudio Cabral Chaves; a secretária executiva adjunta da Assistência Social e Combate à Fome (SEAS), Selma Deane de Lima Melo; e a secretária executiva dos Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sedca/Sejusc), Rosalina Moraes Lôbo.

“A criação da EES-AM objetiva compreender, historicamente, as múltiplas determinações que impactam a vida de crianças, adolescentes e jovens em contextos institucionalizados, e assim contribuir significativamente com a formação dos profissionais executores de medidas socioeducativas”, declara a professora Nilvane Fernandes, coordenadora da Escola e líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi).

O evento é uma realização da EES-AM e do GEPPEvi, e a iniciativa da Escola conta com financiamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio do Fundo Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). 

Este Projeto será executado em parceria interinstitucional estratégica com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Manaus e órgãos do Sistema de Justiça, além de outras organizações públicas parceiras.

Palestra com especialista da UnB

A aula inaugural terá a participação da professora Cynthia Bisinoto, da Universidade de Brasília (UnB), como palestrante convidada. Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela UnB, com pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal), a palestrante é docente associada na Faculdade UnB Planaltina. Suas áreas de interesse envolvem desenvolvimento humano, formação profissional, atuação em equipes multidisciplinares e Educação Superior, além de vasta experiência no campo da política da Socioeducação.

Programação

08h30 – 09h00: Credenciamento

09h00 – 09h40: Mesa de abertura e apresentação da EES-AM

09h40 – 10h00: Inauguração da sede EES-AM

10h00 – 10h20: Coffee-break e Amostra Científica

10h20 – 11h00: Palestra com Profa. Dra. Cynthia Bisinoto – UnB

11h00 – 12h00: Debates, encaminhamentos e encerramento

 

Foto: Mayane Serrão

Mais informações: (92) 99228-5385- Agatha Gonçalves

registrado em:
Fim do conteúdo da página