Ufam e FNDE provem Oficinas de Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), anuncia a realização das Oficinas Regionais da Agricultura Familiar para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nos meses de agosto e setembro, nos municípios de Tabatinga e Tefé, atendendo a diversos municípios. O objetivo da iniciativa é fortalecer a participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovendo o desenvolvimento local e garantindo uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes.
As oficinas são destinadas a secretários municipais de educação, gestores da secretaria de produção, nutricionistas, agricultores familiares e suas organizações. Profissionais e produtores que atuam diretamente com o PNAE nos municípios de Uarini, Tefé, Maraã, Jutaí, Juruá, Japurá, Fonte Boa, Carauari, Alvarães, Tonantins, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Amaturá, Itamarati, Ipixuna, Guajará, Envira e Eirunepé são convidados a participar do evento, que é gratuito.
A realização das oficinas regionais de agricultura familiar representa um passo estratégico para o fortalecimento e a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Amazonas. O encontro, que reúne gestores municipais das áreas de educação e agricultura, nutricionistas responsáveis técnicos pelo PNAE, profissionais da assistência técnica e extensão rural, representantes da Vigilância Sanitária (VISA), cooperativas e associações da agricultura familiar e agricultores individuais, tem como objetivo promover um diálogo integrado entre todos os atores envolvidos na cadeia de fornecimento de alimentos para as escolas públicas.
Para a coordenadora do Cecane/Ufam, professora Celsa Souza, as oficina visa a alinhar a oferta de produtos oriundos da agricultura familiar com as necessidades reais da alimentação escolar, considerando aspectos como volume, variedade, sazonalidade e logística, fatores especialmente relevantes diante dos desafios geográficos e de transporte no estado. “Ao aproximar produtores e gestores, a oficina contribui para o planejamento eficiente dos cardápios escolares, assegurando que sejam nutritivos, diversificados, culturalmente adequados e em conformidade com as exigências de qualidade e segurança alimentar estabelecidas pelo PNAE”, indica a coordenadora.
A professora Celsa considera que a oficina permitirá o aumento da participação da agricultura familiar na alimentação escolar, o que gera benefícios não só para os produtores, mas também para os alunos, que terão acesso a alimentos regionais mais saudáveis. Ou seja, a ação fortalece as cooperativas e as associações rurais, incentiva a permanência do agricultor no campo e promove a sustentabilidade econômica e social das comunidades. “Ao articular diferentes setores e promover a troca de conhecimentos e experiências, a oficina consolida-se como um espaço de construção coletiva de soluções para a melhoria da alimentação escolar e para o desenvolvimento rural no Amazonas”, conclui a coordenadora.
Além da professora Celsa Souza, participam da ação o professor Bruno Tavares e as bolsistas agentes do Cecane/ Ufam Elizabete Martins e Lorena Nascimento.
Para facilitar a participação e abranger as diferentes regiões, o evento será realizado em dois polos:
Polo 1 – Tabatinga/AM: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira), das 8h às 17h.
Polo 2 – Tefé/AM: 12 de setembro de 2025 (sexta-feira), das 8h às 17h.
Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de agosto de 2025 por meio do formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/ZyQjgB6uQQC7eVUE8.
Redes Sociais