Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor da Ufam lança livro ‘Democracia brasileira: discurso, possibilidades e responsabilidades na Constituição Federal’ nesta quinta-feira, dia 17

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 09h50 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 09h50 | Acessos: 356

O docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Rafael da Silva Menezes, ligado à Faculdade de Direito (FD), lança o livro ‘Democracia brasileira: discurso, possibilidades e responsabilidades na Constituição Federal’, nesta quinta-feira, 17, às 18h, na Livraria Saraiva, localizada no Manauara Shopping. O volume é resultado da sua tese de doutorado, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e trata da democracia brasileira, na perspectiva de que é possível responsabilizar o cidadão pelos erros e acertos praticados pelo Estado, em nome deles.

O prefácio da obra foi escrito pelo ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e apresentação pela professora Mariah Brochado, pós-doutorada pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.  O livro faz um percurso histórico sobre a democracia brasileira e suas possibilidades, além de abordar a democracia como sistema de responsabilidade compartilhada. Traça também um panorama acerca da acessibilidade cidadã aos canais institucionais, típicos e atípicos, de engajamento democrático. A publicação pode ser encontrada no site da Editora Lumen Juris.

Autor

O professor Rafael da Silva Menezes é pós-doutando na Universidade de Coimbra, UC, Portugal. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Direito e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (graduação e pós-graduação). Assessor Jurídico do Ministério Público do Estado do Amazonas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página