Página inicial > Últimos Eventos > Professora Iolete Ribeiro profere palestra Saúde Mental e Universidade nesta quinta-feira, 17

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h49 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 17h24 | Acessos: 1786

A Residência Pedagógica (RP) – Subprojeto Filosofia, o PIBID Filosofia e o CAFCA realizam na próxima quinta-feira, 17, o Seminário “Saúde Mental e Universidade”, que será proferido pela diretora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam), professora Iolete Ribeiro. O evento ocorre no auditório Rio Alalaú, da Faculdade de Educação, às 9h, localizado no setor Norte.

De acordo com os organizadores, a atividade conta como carga horária complementar, e tem o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO), Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Comissão de Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia e Departamento de Filosofia.

Para os organizadores, o tema é de grande relevância, pois se trata de uma questão relacionada à Saúde Pública, pois, quando há inserção na formação de professores, não se deve omitir esse debate. A saúde mental afeta grande parte da juventude mundial e a população de modo geral, e se tornou uma preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Conselhos de Medicina e Psicologia, e das entidades que tratam da Educação e, particularmente, os segmentos/ programas de formação de professores.

No escopo da saúde mental se encontra a Campanha intitulada “Setembro Amarelo” (que tem o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio). Essa campanha de prevenção ao suicídio é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Mais informações pelos telefones (92) 98162-3105 e (92) 99110-3458.

Perfil da palestrante

A professora Iolete Ribeiro é graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), diretora da Faculdade de Psicologia da mesma Universidade (2012/2016, 2017/2021). Bolsista Produtividade CNPq 2. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufam) e PPG em Psicologia (PPGPSI/Ufam). Integrante do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional (2018-2020). Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

Foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA (2008/2009, 2012), Integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (2012/2013), Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (2011/2012), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2011), integrante da Coordenação Política do Fórum Nacional de Assistência Social (2010-2011), Secretária da Região Norte no Conselho Federal de Psicologia (2005-2010, 2016-2019) e Presidente do Conselho Regional de Psicologia 20ª Região Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (2011-2012), Conselheira Suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (2017-2018) e Conselheira Titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (2019-2020).

Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando os seguintes temas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de pessoas historicamente excluídas; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade. A professora tem  vasta produção bibliográfica, com publicações de livros e artigos científicos.