Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > V Jornada de Debates em História discute “A ditadura na Amazônia e os usos políticos do passado”, de 26 a 29 de agosto
Início do conteúdo da página

V Jornada de Debates em História discute “A ditadura na Amazônia e os usos políticos do passado”, de 26 a 29 de agosto

Publicado: Quinta, 31 de Julho de 2025, 09h15 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2025, 09h16 | Acessos: 88

 

O Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia (Labuhta) e o Programa de Pós-Graduação em História da Ufam (PPGH) realizam, entrre 26 e 29 de agosto, a V Jornada de Debates em História, com o tema “A ditadura na Amazônia e os usos políticos do passado”. O evento reunirá pesquisadores de diversas instituições do país para debater os impactos da ditadura militar na região Amazônica e suas reverberações no presente. 

Com palestras, mesas-redondas, simpósios temáticos e lançamentos de livros, a programação contará com a participação de nomes como Beatriz Kushnir (UNIRIO), Pedro Henrique Campos (UFRRJ), Edilza Fontes (UFPA), Jane Beltrão (UFPA), entre outros importantes pesquisadores. 

Além das discussões acadêmicas, o evento abre espaço para a apresentação de trabalhos em Simpósios Temáticos, conforme abaixo:

Simpósios Temáticos:

  1. Os povos indígenas da Amazônia nos anos de chumbo da Ditadura Militar

Coordenação: Davi Avelino Leal e Talita Magalhães

  1. Trabalho e Trabalhadores na região Amazônica 

Coordenação: Anderson Vieira e Jessyka Samia

  1. Anos de chumbo na Amazônia: impactos e desdobramentos da Ditadura Militar

Coordenação: Tiago Santos e Thiago Rocha

  1. História Política e Relações de Poder 

Coordenação: Kivia Mirrana e Marcos Braga

  1. Gênero, raça e mundos do trabalho 

Coordenação: Michele Pires e Jordana Caliri

  1. Imprensa, cultura letrada e mundos do trabalho 

Coordenação: Dhyene Vieira e Gabriel Cruz

As inscrições para ouvintes são gratuitas e ocorrem até 22 de agosto e os participantes receberão certificado. Já os interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever até o dia 1° de agosto. 

Para mais detalhes, acesse a página do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página