Workshop Amazônia Studio reúne instituições brasileiras e internacionais em Manaus
O Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama) da Faculdade de Tecnologia da Ufam, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em parceria com o MIT Department of Urban Studies and Planning, promoveu, em Manaus, no início deste mês, a 3ª edição do Workshop Amazônia Studio.
A programação do evento incluiu visitas técnicas, palestras, rodas de conversa e atividades de campo, que promoveram a troca de experiências e o aprofundamento em temas como arquitetura amazônica, urbanismo, habitação social e o futuro das cidades ribeirinhas. Tanto os participantes do evento quanto os moradores de comunidades, lideranças indígenas, profissionais renomados e pesquisadores, da Ufam, da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT/Cambridge), tiveram participação ativa nas ações.
Para o coordenador do Nama, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da FT, Marcos Cereto, o encontro é resultado de um propósito comum. "Um workshop dessa magnitude permite à Universidade conexões importantes e estratégicas, seja com a sociedade no seu próprio lócus, assim como com outras universidades e instituições. E essa conexão e intercâmbio também são fundamentais para os nossos alunos, os quais, certamente, evoluírão academicamente com todas as vivências", avaliou.
Atividades - No dia 2 de julho, os participantes iniciaram as atividades com uma visita técnica ao Centro de Manaus, seguida de um trajeto de voadeira pela Balsa Amarela, passando pelo Tarumã-Açu e pelo Igarapé da Bolívia, até o Parque das Tribos, onde houve uma reunião com o Cacique Ismael Munduruku.
No dia 3, a programação se concentrou na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O grupo visitou o Setor Norte do campus, projeto do arquiteto Severiano Porto, e participou de apresentações de projetos promovidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foram apresentados trabalhos de conclusão de curso e ações desenvolvidas pelo Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama/FT). O dia contou ainda com uma palestra do Prof. Dr. Alexandre Delijaicov (FAU/USP), destacando questões urbanas e arquitetônicas relacionadas à região amazônica.
No dia 4, as atividades ocorreram no Museu da Amazônia (Musa), com visita ao laboratório de arqueologia e palestra do arquiteto Almir Oliveira, autor do projeto do museu. Em seguida, o grupo seguiu para a Suframa, onde participou de uma palestra com Adamilton Mourão sobre o desenvolvimento e planejamento da Zona Franca de Manaus.
A programação do dia 5 levou os participantes ao município de Careiro da Várzea, para uma visita técnica e um exercício projetual conduzido pelo Prof. Dr. Alexandre Delijaicov, abordando as especificidades do território amazônico e suas possibilidades arquitetônicas.
O dia 6 foi reservado às atividades internas do workshop, com aprofundamento nos projetos e troca de experiências entre os participantes.
No dia 7, o grupo visitou diversas iniciativas de arquitetura contemporânea na região: o Casarão Cassina da Inovação (Arq. Laurent Troost), o escritório VIPE (Troost & Pessoa Arquitetos), a Casa da Floresta (Arq. Muna Hauache), as ruínas de Paricatuba e a Casa Paricatuba, projetada pela arquiteta Isabella de Bonis.
No dia 8, os participantes retornaram ao Parque das Tribos para a entrega da maquete da comunidade, desenvolvida pelos alunos da disciplina LPA4 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam. O dia encerrou com uma roda de conversa com a liderança indígena Vanda Witoto e o arquiteto Almir Oliveira.
Por fim, no dia 9 de julho, a comitiva realizou uma visita ao Instituto Aegea / Águas de Manaus, com a presença de Samy Ferraz e Gabriella Yolanda Carolini (MIT/Cambridge), finalizando o ciclo de atividades do workshop.
Redes Sociais