Página inicial > Últimos Eventos > PPGGAS promove Seminário Ciência, Ética e Antropologia na quarta-feira, 16

PPGGAS promove Seminário Ciência, Ética e Antropologia na quarta-feira, 16

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h07 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h07 | Acessos: 1261

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) realiza na próxima quarta-feira, 16, o Seminário Ciência, Ética e Antropologia: 100 anos da Carta de Franz Boas ao Jornal The Nation.  O evento ocorre das 8h às 18h no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), localizado Campus Universitário, setor Sul. A atividade acadêmica visa refletir sobre ética, riscos, impactos e responsabilidades dos cientistas e dos antropólogos no desenvolvimento de suas pesquisas.

De acordo com programação, o evento contará com a leitura da carta de Boas que terá a participação dos professores Alfredo Wagner Berno de Almeida,  Ana Carla dos Santos Bruno, Carlos Machado Dias Júnior e Fátima Weiss de Jesus. Na ocasião serão formados Grupos de Trabalho (GTs) para apresentação e reflexão das pesquisas em andamento no PPGAS divididas em: Indígenas, Povos Tradicionais e Mundo Rural; Gênero, Sexualidade e Relação de Poder; Cidade, Patrimônio e Práticas Culturais; e Territorialidade, Mobilização Social, Fronteira e Migrações.

Histórico

Em 16 de outubro de 1919, Franz Boas enviou uma carta ao jornal The Nation acusando o governo dos Estados Unidos da América (EUA) de estar utilizando quatro antropólogos como espiões, na América Central. Segundo Boas, os quatro antropólogos, os quais não nominou; estavam prostituindo a ciência antropológica ao usá-la como uma cobertura para as suas atividades de espiões. A espionagem, segundo Franz Boas, é um procedimento que pode estar de acordo com o código de moralidade dos militares e políticos, mas não dos cientistas, cuja verdadeira essência da vida é estar a serviço da verdade.

Inscrições

As inscrições e participações nos GTs serão realizadas no local. Mais informações pelo telefone (92) 99407-5149

8:00 – Credenciamento

8:30 - Abertura - Apresentação da atividade

9:00 - Leitura da Carta

9:30 - Mesa com Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, Dra. Ana Carla dos Santos Bruno, Dr. Carlos Machado Dias Júnior e Dra. Fátima Weiss de Jesus

11:00 - Perguntas e contribuições

12:00 – Almoço

14:00 - Grupos de Trabalho: Indígenas, Povos Tradicionais e Mundo Rural; Gênero, Sexualidade e Relação de Poder; Cidade, Patrimônio e Práticas Culturais Territorialidade, Mobilização Social, Fronteira e Migrações.

18:00 – Encerramento