PPGGAS promove Seminário Ciência, Ética e Antropologia na quarta-feira, 16
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) realiza na próxima quarta-feira, 16, o Seminário Ciência, Ética e Antropologia: 100 anos da Carta de Franz Boas ao Jornal The Nation. O evento ocorre das 8h às 18h no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), localizado Campus Universitário, setor Sul. A atividade acadêmica visa refletir sobre ética, riscos, impactos e responsabilidades dos cientistas e dos antropólogos no desenvolvimento de suas pesquisas.
De acordo com programação, o evento contará com a leitura da carta de Boas que terá a participação dos professores Alfredo Wagner Berno de Almeida, Ana Carla dos Santos Bruno, Carlos Machado Dias Júnior e Fátima Weiss de Jesus. Na ocasião serão formados Grupos de Trabalho (GTs) para apresentação e reflexão das pesquisas em andamento no PPGAS divididas em: Indígenas, Povos Tradicionais e Mundo Rural; Gênero, Sexualidade e Relação de Poder; Cidade, Patrimônio e Práticas Culturais; e Territorialidade, Mobilização Social, Fronteira e Migrações.
Histórico
Em 16 de outubro de 1919, Franz Boas enviou uma carta ao jornal The Nation acusando o governo dos Estados Unidos da América (EUA) de estar utilizando quatro antropólogos como espiões, na América Central. Segundo Boas, os quatro antropólogos, os quais não nominou; estavam prostituindo a ciência antropológica ao usá-la como uma cobertura para as suas atividades de espiões. A espionagem, segundo Franz Boas, é um procedimento que pode estar de acordo com o código de moralidade dos militares e políticos, mas não dos cientistas, cuja verdadeira essência da vida é estar a serviço da verdade.
Inscrições
As inscrições e participações nos GTs serão realizadas no local. Mais informações pelo telefone (92) 99407-5149
Programação
8:00 – Credenciamento
8:30 - Abertura - Apresentação da atividade
9:00 - Leitura da Carta
9:30 - Mesa com Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, Dra. Ana Carla dos Santos Bruno, Dr. Carlos Machado Dias Júnior e Dra. Fátima Weiss de Jesus
11:00 - Perguntas e contribuições
12:00 – Almoço
14:00 - Grupos de Trabalho: Indígenas, Povos Tradicionais e Mundo Rural; Gênero, Sexualidade e Relação de Poder; Cidade, Patrimônio e Práticas Culturais Territorialidade, Mobilização Social, Fronteira e Migrações.
18:00 – Encerramento
Redes Sociais