Página inicial > Últimos Eventos > Ciclo de Palestras do PPGQ aborda Metrologia Química nesta quarta-feira, 16

Ciclo de Palestras do PPGQ aborda Metrologia Química nesta quarta-feira, 16

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 14h27 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h01 | Acessos: 824

Intitulada 'Metrologia Química: contextualização, relevância e prática', a palestra será proferida pelo chefe da divisão de Metrologia Química e Térmica, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), professor Bruno Carius Garrido. O evento ocorre nesta quarta-feira, 16, às 10h,  no auditório da Central Analítica  do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (CA/ICE-Ufam).

O professor Bruno Garrido explica que o arcabouço metrológico mundial nasceu formalmente em 1875, a partir da assinatura da convenção do metro. “Antes da existência de tal sistema harmônico, diversos tipos de unidades de medida coexistem sem uma harmonização ao redor do mundo. A importância da existência de um sistema como esse é tão grande que é impossível imaginar o mundo globalizado de hoje sem que existissem referências comuns para unidades de medição. O sistema internacional de unidades possui sete grandezas de base dente as quais está a quantidade de matéria, representada pela unidade mol”, disse o docente.

Nesse seminário serão apresentados alguns trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Inmetro com enfoque especial na análise orgânica: técnicas cromatográficas, espectometria de massas e ressonância magnética nuclear.

Sobre o palestrante

Farmacêutico, graduado e doutor em Ciências-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado na área de Ressonância Magnética Nuclear no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) – Sèvres/França. Chefe da Divisão de Metrologia Química e Térmica do Inmetro. Atuou como analista no controle de dopagem e análise de resíduos em alimentos no Ladetec-Lab Dop do IQ-UFRJ sendo responsável operacional, além de atuar em projetos relacionados ao desenvolvimento de metodologias analíticas e estudos de metabolismo utilizando principalmente as técnicas cromatográficas e espectrometria de massas juntamente com a química orgânica, química analítica, farmacologia e toxicologia.

Ampla experiência em CG, CLAE, EM e RMN. Atuou como cientista visitante no BIPM no desenvolvimento de métodos analíticos de alto valor metrológico em RMN e EM, como visitante no National Research Council Canada (NRC) também na área de RMN. Professor universitário com experiência nas disciplinas de química analítica, físico-química, análise instrumental, farmacologia e deontologia. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Inmetro.