Página inicial > Últimos Eventos > FEFF promove Simpósio de Educação Física e Saúde Coletiva no contexto Amazônico nos dias 14 e 15 de outubro

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h02 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 11h03 | Acessos: 2157

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/Ufam) promove nos dias 14 e 15 de outubro, o I  Simpósio de Educação Física e Saúde Coletiva no contexto Amazônico: saberes e práticas em saúde. A solenidade de abertura ocorre na noite de segunda feira, 14, às 19h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário.

O objetivo do Simpósio é aproximar os acadêmicos e os profissionais dos objetos de estudo e atuação da Educação Física, reconhecendo a natureza multidimencional da cultura corporal à saúde.  Sob a coordenação da professora Inês Amanda Streit, o simpósio vem reunir diversos profissionais dessa área de conhecimento, assim como de outras áreas como de Enfermagem e Fisioterapia.

A coordenadora disse estar feliz com a realização do evento que na programação apresenta palestras importantes da área de saúde coletiva que discutirão temas direcionados tanto no contexto profissional da escola quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a palestrante

A professora Yara Maria de Carvalho possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-989/1990), especialização em Saúde Pública (1990), mestrado em Ciências do Esporte pela Unicamp (1993) e doutorado em Saúde Coletiva (1999) pela e livre-docência em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003), em Antropologia da Comunicação Visual pela Università La Sapienza di Roma, Itália (2004) e em Filosofia pela Universidad de Córdoba, Argentina (2010).

Atualmente é Professora Associada da USP. Orienta mestrado e doutorado em Saúde Pública, na Faculdade de Saúde Pública/USP e em Ciências, na Escola de Educação Física e Esporte/USP. Orienta mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação Interunidades "Formação Interdisciplinar em Saúde"/FOUSP. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes. Foi coordenadora adjunta do Pró-Ensino da Saúde e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pró Ensino e PET-Saúde ) - USP Capital (2012-2016) e bolsista do Ministério da Saúde (2010-2012/2012-2014). Desenvolve projetos de pesquisa em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde Escola e Centro de Apoio Psicosocial.

Trabalha com grupos de investigação de outras unidades e departamentos da USP e com pesquisadores de outras universidades públicas brasileiras (UFRGS, Ufes, Unifesp, Unicamp). No exterior, foi professora visitante do Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal; desenvolveu pesquisa com o prof. dr. Martin Bauer/London School of Economics/UK; e foi responsável pelo Convênio de Cooperação Internacional com a Universidad Nacional de Río Cuarto e La Plata/Argentina (2013-2015). O corpo na formação em saúde; a Educação Física no SUS; o corpo na contemporaneidade; corpo, arte e clínica; e as práticas corporais e o cuidado com o corpo na atenção básica/atenção primária em saúde são os temas de investigação que têm sido priorizados tendo como referência teórico-conceitual e metodológica a saúde coletiva, a filosofia e as artes.