Exposição ‘Expressão feminina: mulheres artistas no acervo do Caua’, em cartaz na Galeria da Universidade
Ao todo 31 obras de vinte e cinco artistas compõem a exposição ‘Expressão feminina: mulheres artista no acervo do Caua’ que será inaugurada no próximo nesta sexta-feira, 16 de maio, às 14h, na Galeria da Universidade Federal do Amazonas (Gau). A galeria fica localizada no Centro de Convivência, setor Norte do Campus Universitário. A exposição será aberta à visitação do público a partir de 6ª feira, 16 de maio e fica em cartaz taté o dia 13 de junho de 2025.
Sob a curadoria dos professores, Priscila Pinto Maciel e Paulo Simonetti, o Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas - Caua possui um acervo de artes visuais composto por cerca de mil obras, entre pinturas, gravuras, serigrafias, aquarelas, fotografias, desenhos e instalações, prestando-se como fonte de informação para a pesquisa e produção de conhecimentos em artes visuais.
Organizado em duas grandes coleções: a Coleção Caua, que vem sendo formada desde os anos de 1990, fruto de doações de colaboradores e de artistas que realizaram exposições na Galeria do Caua; e a Coleção Thiago de Mello, incorporada ao acervo em 2017, composta por obras que pertenceram à coleção particular do escritor e poeta amazonense Thiago de Melo, mesclada por obras de artistas brasileiros e por artistas sul-americanos.
A mostra ‘Expressão Feminina: Mulheres Artistas no Acervo do Caua’ tem como objetivo difundir o trabalho de artistas da região Norte. São 31 obras de 25 artistas com estilos e técnicas diversas, das quais destacamos pinturas e desenhos de Bernadete Andrade e xilogravuras de Auxiliadora Zuazo, que marcaram gerações na arte amazonense desde a década de 1980.
Além de Andrade e Zuazo, apresentamos obras das artistas: Samantha Karlia, Helen Rossy, Iva Tai, Priscila Pinto, Naia Arruda, Raquel Matos, Hadna Abreu, Bruna Mazzotti, Priscila Passos, Suely Ojara, Adriana Velikova, Lu Silva, Flor de Oliveira, Rita Queiroz , LinduÍna Mendes, Itacy Bittencourt, Silvia Feliciano, Gabi Lira, Monik Ventilari, Regina Rabello, Caroene Neves, Gisele Riker, Ana Paula Vieira, Tiana Sampaio, todas da Coleção Caua, demonstrando a variedade do acervo, que se destaca como o segundo maior acervo com obras de artistas mulheres em coleções públicas de Manaus.
Redes Sociais