Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > 'Cúpulas’, de Paulo Simonetti, em cartaz no Caua
Início do conteúdo da página

'Cúpulas’, de Paulo Simonetti, em cartaz no Caua

Publicado: Terça, 01 de Abril de 2025, 16h12 | Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 16h19 | Acessos: 95

Acontece na próxima sexta-feira, 04 de abril, 19h, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), a inauguração da exposição ‘Cúpulas’, do artista visual e professor da Faculdade de Artes (Faartes), Paulo Simonetti. O evento que marca a apresentação de 24 trabalhos e um painel com 08 peças produzidas ppor meio da técnica do mosaico. ‘Cúpulas’ fica em cartaz até 9 de maio para visitação das 9h às 12h e das 14h às 17h.

'Cúpulas' tem a curadoria de Mariele Mendonça e do próprio artista. O Caua fica localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.   

De acordo com Paulo Simonetti, muitos artistas já produziram obras relacionadas à temática, no entanto, quando o espectador se deparar com a nova produção, irá interpretar, fazendo releituras da icônica cúpula do Teatro Amazonas. “Essa imagem, povoa desde a infância minha memória e imaginário. Lembro quando perguntei para minha mãe o que era aquilo no telhado, era primeira vez que via. Assim, ao revisitar essas memórias afetivas reencontro com ela e sua explicação simples e direta “aquilo é para chamar atenção ao teatro”, disse o artista.  

“Atualmente, entendo que isso funcionou perfeitamente, pois chamou tanta atenção que se tornou uma referência cultural. Nos apropriamos de suas linhas e formas e as transformamos em desenhos que identificam muitos eventos e empresas em nossa cidade. A cúpula faz parte de nossa identidade cultural, a consumimos de diversas formas, principalmente afetivamente”, destacou Simonetti.

Ele que conta que quando utilizou ela primeira vez, a cúpula como fonte para um desenho, no início da década de 90 até 2010, surgiu a partir da técnica do mosaico, em formato de painel vertical, no bloco da Faartes. “Em 2017, trabalho em vários desenhos e esboços que finalizam nessa produção, com a apresentação nessa exposição, oito anos depois. No entanto, 19 peças e painel foram produzidos em 2025, são trabalhos que apresentam um amadurecimento técnico, com aplicação de maior diversidade de materiais e aplicação de novos desenhos”, explicou.

“São trabalhos com desenhos coloridos e alegres que apresentam um único propósito, que é fortalecer o vínculo afetivo e emocional junto ao patrimônio cultural”, finalizou Paulo Simonetti.    

Sobre o artista

Paulo Simonetti é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAVI/UFRGS). Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam-1993) e mestre em Engenharia de Produção pela Ufam/2006.

É professor titular da Faculdade de Artes da UFAM. Foi diretor do Centro de Artes da Ufam (Caua), no período de 2015/2017. Foi coordenador do Programa de Extensão Galeria de Artes da Ufam 2015/2017.

Atualmente, coordena o curso de Artes Visuais (Parfor), com atuação nos municípios Benjamin Constan, Envia e Manicoré. Coordena o Projeto de Extensão Oficinas de Artes Visuais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé - RSD Tupé.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página