Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Galeria de Artes da Ufam apresenta duas novas exposições no dia 02 de abril  
Início do conteúdo da página

Galeria de Artes da Ufam apresenta duas novas exposições no dia 02 de abril  

Publicado: Terça, 01 de Abril de 2025, 14h11 | Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 14h12 | Acessos: 76

 

A Galeria de Artes da Universidade Federal do Amazonas (GAU), vinculada à Faculdade de Artes (Faartes), inicia suas atividades de 2025 com a abertura das exposições “Olhar e Objeto” e “Oca-Arandu”, nesta quarta-feira (2/4), a partir das 14h. As mostras reúnem trabalhos realizados por meio de diversas técnicas e linguagens visuais, como pinturas, fotografias, desenhos, colagens, esculturas, cadernos de artista e instalações, produzidos por 13 artistas, sendo onze11 discentes e dois egressos da Faartes.

A GAU fica localizada no 1º andar do Centro de Convivência do Setor Norte, campus universitário, bairro Coroado, e tem visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O acesso é gratuito. Também podem ser agendadas visitas de grupos pelo projeto de visita guiada. Contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

“Olhar e Objeto” tem curadoria da professora Mariene Mendonça e apresenta 20 trabalhos em fotografia e pintura dos artistas Andrew Ponto, Gleilson Medins, Gabriel Ferreira, Henrique Freitas e Veríssima, que lançam olhares únicos a objetos e experiências do cotidiano.

Nesta mostra, o fio condutor é a singularidade do olhar artístico mediante um objeto do seu interesse e afetividade. “São obras que carregam as águas, as flores, os corpos, artefatos religiosos e a festividade do Carnaval. Para além das imagens, elas são sobretudo uma ideia, um momento do tempo, uma luz na câmera ou pincel de pelo, enfim, um olhar irrepetível do artista para os objetos do (seu) mundo”, explica a curadora.

Oca-Arandu

O professor Paulo Simonetti, além de assinar a curadoria de “Oca-Arandu”, também participa como expositor acompanhado de Caio Tinoco, Haisha, LiquidBecky, Lú Saturno, Mariene Mendonça, Ventinho e Victor Ekker.

A exposição coletiva reúne trabalhos de artistas que compartilham neste momento de suas existências de duas “Ocas”, ou seja, duas casas. Uma é a Faartes, pois todos são seus egressos ou discentes da unidade acadêmica, e a outra é a GAU. Esta última, em especial, é o elemento aglutinador desta amálgama, desta junção de artistas, pois todos, voluntários ou não, são colaboradores desta “Oca”.

“Os interesses e afinidades unem e fortalecem esses artistas diante do desafio de manter vivo e pulsante um dos raros espaços dedicados à cultura e às artes em nossa ‘Oca-Arandu” que é a Ufam, nossa ‘Casa do Conhecimento’. Dessa forma, eles apresentam em seus trabalhos imagens evocadas através das memórias afetivas e imaginário relacionadas a essa convivência temporal e efêmera”, afirma o curador.

registrado em:
Fim do conteúdo da página