Projeto Tool Kit desenvolvido na Ufam terá lançamento no Seminário Final do Projeto de Extensão sobre Propriedade Intelectual (PI) para Jovens designers
Revisão Rozana Soares, equipe Ascom
O Seminário Final do Projeto de Extensão sobre Propriedade Intelectual (PI) para Jovens designers que acontece na cidade de Belém (PA), terá o lançamento oficial do Projeto Tool Kit, durante o encerramento da edição 2024. O projeto foi desenvolvido pelas Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Pará (UEPA). O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 31 de março, de forma híbrida, com transmissão ao vivo via Zoom a partir das 8h.
Acesse AQUI a programação.
Durante o evento, alunos e professores de ambas as universidades terão a oportunidade de discutir melhores práticas e estratégias para a integração do projeto. O projeto, denominado de Tool Kit, é o resultado do projeto-piloto focado em competências e construção de conhecimento entre jovens designers sobre a proteção e a gestão de propriedade intelectual (PI) realizado no Brasil.
O seminário tem como objetivo apresentar os resultados finais da pesquisa desenvolvida pelos alunos para criar soluções de embalagem para o programa de origem previamente identificado. Durante o evento, alunos e professores de ambas as universidades terão a oportunidade de discutir melhores práticas e estratégias para a integração do projeto.
Sobre o Projeto
O Projeto Tool Kit objetiva desenvolver habilidades por meio de uma abordagem de resolução de problemas entre grupos de jovens designers no Brasil. Esta abordagem envolve ampliar as competências e conhecimentos desses jovens sobre a proteção e a gestão da propriedade intelectual com a incorporação de estratégias centradas em PI no resultado de suas criações.
Nesse sentido, o projeto reúne grupos de jovens estudantes de graduação em design, áreas afins (caso não haja quorum suficiente no campo de design para formar um grupo), e associações de produtores detentores de indicações geográficas (IGs) ou marcas coletivas (MC) para trabalhar o design de embalagens, abordando, de maneira real e prática, os desafios funcionais e/ou estéticos e de imagem dos produtos desenvolvidos e comercializados por esses empreendedores.
Para tanto, é necessário o estabelecimento de parcerias entre instituições especializadas em PI e Escolas de Design de ensino superior para realizar a capacitação e a identificação do grupo de estudantes, respectivamente. O projeto também requer o estabelecimento de parcerias com agências nacionais, regionais ou locais, capazes de identificar as devidas Associações de IGs ou detentoras de MCs que apresentam desafios reais quanto à necessidade de soluções baseadas em design de embalagens para a comercialização e/ou transporte de seus produtos.
Redes Sociais