Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Abertura Super Tech Week reuniu instituições parceiras e público atendido pelo Projeto Super
Início do conteúdo da página

Abertura Super Tech Week reuniu instituições parceiras e público atendido pelo Projeto Super

Publicado: Quarta, 19 de Março de 2025, 12h13 | Última atualização em Quarta, 19 de Março de 2025, 12h38 | Acessos: 264

 

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Um evento voltado para a ciência, tecnologia e inovação,  com o objetivo é fomentar o conhecimento científico e tecnológico, estimular o pensamento crítico e inovador, e proporcionar um espaço para troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área: a  Super Tech Week 5 teve início na manhã desta quarta-feira, 19, com a realização da cerimônia de abertura no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais. A solenidade contou com a participação de autoridades da Universidade Federal do Amazonas, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Samsung Eletronics da Amazônia, e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Ifam (Faepi), instituições parceiras envolvidas no desenvolvimento do projeto Super no âmbito da Ufam. A programação da Super Tech Week 5 ocorre em Manaus, de 19 a 21 de março, e em Itacoatiara, dias 27 e 28 de março.

Na mesa de honra estavam o reitor da Ufam, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, a coordenadora do Projeto Super na Ufam, professora Fabíola Nakamura, e os representantes da Samsung Eletronics da Amazônia, Suframa e da Fiap. Em seu pronunciamento, o gestor da Universidade abordou a gratidão às instituições parceiras que tornaram o Super uma ação de sucesso, impulsionando a ciência e a formação de recursos humanos qualificados no Amazonas. “Quero deixar o meu reconhecimento ao trabalho de todos que fizeram o Super. Não foi fácil. Enfrentamos a pandemia. José Cunha, transmita aos gestores da Samsung, que já estiveram aqui conosco, a nossa alegria com essa parceria e da renovação dela também. Então, eu gostaria de, em nome da professora Tanara Lauschner, parabenizar a todos e desejar um excelente evento”, disse. 

Rafael Soares Gouveia esteve presente em nome da Suframa, que por meio da lei de informática que beneficiou à Ufam com recursos para o projeto Super. “As empresas que estão aqui por conta da Zona Franca de Manaus, que usufruem do incentivo, algumas delas têm obrigação de investir em P&D [pesquisa e desenvolvimento] anualmente. No caso da empresa Samsung, que é uma empresa proeminente nessa política, ela produz bens de informática e por consequência disso uma parte do faturamento que ela tem deve ser destinado justamente para investimentos em pesquisas, desenvolvimento e inovação. Então, por iniciativa da Samsung, porque o mérito é dela, junto com a Ufam, ela optou por fazer esse projeto Super”, explicou. “E é excelente porque une a academia, melhora a competitividade do Polo Industrial com uma maior distribuição de mão de obra qualificada e, principalmente, oportuniza a melhora na qualidade de vida dos participantes do projeto”, completou.

José Cunha, gerente de P&D da Samsung, falou sobre o quão importante e desafiador foi para a empresa desenvolver o projeto Super. “Esta Super Tech Week marca o encerramento de um ciclo muito importante para a Samsung que lá em 2018, em conversas com a Ufam, buscando alternativas para reduzir a evasão escolar, a repetição e melhorar a jornada dos alunos dos cursos de Engenharia e até tentar fechar alguns gaps [lacunas] da chegada desses alunos ao mercado de trabalho. Esse foi o maior projeto que a Samsung teve com uma universidade no Brasil, então, para nós também foi extremamente desafiador tocar esse projeto com a Faepi e a Ufam”, contou. “Para nós, a nossa leitura é que esse projeto teve extremo sucesso, entregas altamente positivas, que deixam um legado muito importante tanto para a instituição quanto para a comunidade acadêmica. Ficamos extremamente satisfeitos e orgulhosos com os resultados obtidos pelo projeto. Queremos somente agradecer e parabenizar a todos os envolvidos pelos resultados alcançados com o projeto Super”, revelou. 

A gerente de Programas e Projetos da Faepi, Miriam Bezerra, destacou a importância da parceria para o êxito do projeto. “Além do quinto ano da Super Tech Week, nós celebramos aqui os cinco anos do Projeto Super, que é fruto da parceria da Samsung, da Ufam e da Faepi, projeto que desempenha um papel fundamental na capacitação e no desenvolvimento da pesquisa demonstrando o impacto positivo que a parceria pode gerar na formação acadêmica e no crescimento profissional dos estudantes. Então, parabenizo aqui a toda a equipe envolvida neste projeto”, ressaltou. 

A coordenadora do Projeto Super na Ufam, professora Fabíola Nakamura, lembrou a trajetória do Projeto Super, celebrando todas as conquistas alcançadas com a iniciativa, a superação dos obstáculos como a pandemia no momento de sua implantação em 2020 e todos os resultados positivos obtidos. “Hoje e nos dias que virão, celebramos o legado deixado na infraestrutura da Ufam, o trabalho desenvolvido em oito unidades acadêmicas alcançando mais de 1.800 estudantes, os processos de aprendizado transformadores, as pesquisas inovadoras e os artigos científicos relevantes, mas acima de tudo, celebramos as pessoas, porque o Projeto Super sempre foi sobre pessoas”, declarou. “Agradeço a cada um de vocês por fazer parte dessa jornada, aos estudantes, tutores, pesquisadores, coordenadores, colaboradores e parceiros, cada um de vocês foi especial para que o projeto se tornasse essa experiência de aprendizado, inovação e impacto social. Nosso reconhecimento especial a todos que acreditaram na importância dessa iniciativa e possibilitaram a sua realização. Que esse legado continue crescendo e inspirando novos caminhos”, finalizou. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página