Página inicial > Últimos Eventos > SIASS/Ufam promove roda de conversa sobre câncer de mama

SIASS/Ufam promove roda de conversa sobre câncer de mama

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 15h22 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 15h25 | Acessos: 1356

Na próxima quinta-feira, 10 de outubro, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS/Unidade Ufam realiza uma roda de conversa para servidoras da Universidade e órgãos partícipes do SIASS em alusão ao Outubro Rosa. O evento acontece às 14h, no Auditório do programa Vida Ativa, setor Sul do Campus Universitário.

O tema da roda de conversa será ‘Entendendo o câncer de mama e os principais tipos de câncer ginecológico’, a ser ministrada pela enfermeira Tatiana Castro da Costa. A participação é gratuita e não é necessária inscrição.

Campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento (fonte: Ministério da Saúde).

A campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 1990 e é celebrada anualmente com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero). Durante a campanha, muitas instituições, como a Ufam, promovem maior conscientização sobre a doença e proporciona mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.