Exposição Adaptation, do coletivo de arte norte-americano Artnauts, em cartaz no Caua, a partir do dia 7 de fevereiro
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) recebe a exposição Adaptation, do coletivo artístico Artnauts que exibe suas obras de arte em todo o mundo para promover a paz e a reconciliação por meio da arte, tendo montado mais de 280 exposições nos últimos 29 anos. A abertura ocorre na sexta-feira (07/02), às 18h30, juntamente com as ações de escultura social lideradas pelas artistas Pamela Beverly e Nancy Lovendahl. O público pode conferir a Adaptation no período de 10 de fevereiro a 28 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. O Caua fica localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.
Acesse AQUI Programação
Acesse AQUI Texto curatorial
A programação completa do dia 7 de fevereiro que começa às 16h, inclui palestras proferidas pelos professores George Rivera, Martha Russo, Beth Krensky e Sand Ceas; e Concerto de Canções Amazônicas Voz e Piano, com a participação dos músicos Angelus Rodrigo, Samuel Luzeira, Samanta Costa, Sabrina Costa e no piano o professor João Gustavo Kienen.
Além da exposição e palestras, o grupo Artnautas está filmando um documentário em Manaus, tendo na equipe de filmagem Annie Eastman, Jair Montana & Martha Russo.
A organização local do evento conta com a supervisão da diretora do Caua, professora Priscila Pinto Maisel e da professora Clézia Salvatierra, com o apoio das Faculdades de Artes (Faartes) e de Letras (Flet).
Sobre a exposição
No coração da Floresta Amazônica, onde o poderoso Rio Amazonas encontra uma cidade lutando contra o desmatamento, a poluição e a seca, uma nova exposição de arte busca explorar um tema universal: Adaptação. Apresentando o trabalho de artistas contemporâneos dos Estados Unidos, esta exposição reflete sobre as maneiras como a humanidade navega pelos desafios — ambientais e sociais — em um mundo que enfrenta os impactos globais das mudanças climáticas.
Adaptation apresenta o trabalho do coletivo de arte sediado nos EUA, os Artnauts, que explora a sobrevivência como um mecanismo fundamental para a vida, permitindo-nos alterar nosso curso, recalibrar e inovar diante da crise. Adaptação é uma experiência humana comum que nos permite ter um diálogo produtivo em direção à redenção. Nossas comunidades evoluem para atender às demandas de nosso futuro incerto, tanto em Manaus quanto nos Estados Unidos. Dez membros do coletivo liderarão e participarão de ações de escultura social na recepção de abertura de Adaptation.
Por que Manaus?
Diante da devastação persistente do habitat, a natureza e a humanidade clamam por restauração. É preciso pensamento criativo para abordar uma questão tão urgente e os Artnauts oferecem conceitos intuitivos por meio de sua arte para encorajar o pensamento divergente em todas as experiências de adaptação.
A exposição tem como curador George Rivera e as assistentes, Pamela Beverly-Quigley e Trine Bumiller,
Redes Sociais