Página inicial > Últimos Eventos > Seminário do PPGAS debate as origens do comportamento humano moderno nesta sexta-feira

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 11h25 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 11h27 | Acessos: 1368

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) promove o seminário “Cognição, simbolismo e cultura: as origens do comportamento humano moderno”, O professor Neemias da Rosa, da Universidade Rovira i Virgili de Terragona/Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social da Espanha, profere a palestra intitulada “Cognição, simbolismo e cultura: as origens do comportamento humano moderno”. A palestra ocorre nesta sexta-feira, 4, na sala de aula do Programa (PPGAS), no setor Sul do Campus, às 15h30.

O fortalecimento de nossa herança cultural ocorreu com o surgimento do gênero Homo há cerca de 2,5 milhões de anos. Atribui-se que o surgimento do pensamento simbólico surgiu há cerca de 200 mil anos e de suas implicações comportamentais, tais como cultura, linguagem, arte e religião. Todavia, só atingiu seu estágio atual com a expansão do Homo sapiens para fora da África há 50 mil anos. Desse modo, a presença significativa de uma herança cultural na nossa linhagem é relativamente recente, embora seja resultado de um longo encadeamento de eventos históricos.

Neste seminário, pretende-se demonstrar como a herança cultural foi se tornando mais proeminente, chegando ao ponto de influir ativamente no comportamento e na constituição biológica de nossa linhagem. Nessa direção, amplia-se o leque reflexivo sobre como o advento da cultura gerou implicações para o comportamento humano atual. Pretende-se superar a dicotomia natureza/cultura, ressaltando a importância da herança cultural na nossa linhagem. Em contrapartida, para pesquisadores das áreas de Ciências Sociais e Humanas, serão elucidadas as raízes biológicas do comportamento humano