Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Arii promove palestra informativa sobre “Alcance e importância dos Programas do GCUB na modalidade internacional”. Evento ocorre nesta sexta-feira, 13
Início do conteúdo da página

Arii promove palestra informativa sobre “Alcance e importância dos Programas do GCUB na modalidade internacional”. Evento ocorre nesta sexta-feira, 13

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 16h02 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 16h26 | Acessos: 163

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (Arii/Ufam) promove nesta sexta-feira, 13 de dezembro, palestra informativa sobre “Alcance e importância dos Programas do GCUB na modalidade internacional". A professora Rossana Valéria de Souza e Silva proferirá a palestra que tem início às 8h e se estendendo até as 11h, no auditório da Progesp, localizado no prédio da Administração Superior. No período da tarde, haverá reunião com  discentes do GCUB, às 15h.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 96 Universidades brasileiras e 6 instituições estrangeiras.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Cooperação Educacional (DCE).

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Sobre a Palestrante

A professora Rossana Valéria de Souza e Silva  é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1997). Realizou estudos de Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Université Paris 8, França (2002-2003). Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983-1990) e da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1991-2010).

Atualmente é Professora da Universidade de Brasília UnB; Diretora Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras; Consultora da Organização dos Estados Americanos, OEA; Membro da CONAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Brasil; Vice-Presidente de Redes da UDUAL Unión de Universidades de América Latina y el Caribe e Membro da Diretoria da FORGES Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Vice-Presidente da CRE - Commission Régionale d'Experts du Bureau des Amériques de l'AUF - Pôle de Développement.

É Coordenadora Geral e uma das criadoras do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI, gerenciado e financiado pela CAPES, voltado para a formação, em dupla titulação, de estudantes brasileiros no exterior. Responde no Brasil pela Coordenação do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação PAEC OEA-GCUB, voltado para a formação em nível de Mestrado e Doutorado de estudantes oriundos dos países membros da Organização dos Estados Americanos OEA.

É coordenadora geral do BRAMEX - Programa de Mobilidade Estudantil Brasil-México. Apoia projetos desenvolvidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pelo Ministério da Educação relacionados à internacionalização das universidades brasileiras. Participa de missões oficiais voltadas para a internacionalização da Educação Superior organizadas pelo Governo Brasileiro e por Embaixadas e Ministérios de diferentes países. Participou em bancas de doutorado e de mestrado no exterior: Université Paris Descartes (Paris 5); Universidade de Coimbra e em Bancas de Co-tutela de teses envolvendo Universidades do Brasil e do exterior (USP-Lyon 2).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página