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Segunda edição do “Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de Filosofia” realiza conferência de encerramento, dia 5 de dezembro, sobre Formação Filosófica e Direitos Humanos

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2024, 15h56 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2024, 16h18 | Acessos: 209

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

O II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de Filosofia realiza, dia 05 de dezembro, às 14h, no Miniauditório Narciso Freire, localizado na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), setor Norte, realiza conferência de encerramento com o tema “Formação Filosófica e Direitos Humanos”. A palestra será proferida pelos professores Valcicléia Pereira da Costa, Deodato Ferreira da Cosa, Guilherme Gustavo Vasques Mota e José Alcimar de Oliveira e tem certificado.

O objetivo é contribuir para a luta e resistência na defesa da formação de professores de filosofia pautada na práxis dialógica que proporciona a conscientização da sociedade para a transformação da realidade, na busca de um mundo melhor e no engajamento para a construção de um planeta viável para as futuras gerações. O evento é aberto ao público e podem participar discentes e docentes do curso de Licenciatura em Filosofia da Ufam, da pós-graduação PROF-FILO/PPGFILO Ufam, egressos de Filosofia, docentes de Filosofia da Educação Básica, comunidade acadêmica da Ufam e de outras instituições de ensino. 

Filosofia e Direitos Humanos 

De acordo com a comissão organizadora do Seminário, o ensino de Filosofia, pautado nos direitos humanos, fundamenta a formação do professor norteada na compreensão crítica dos conceitos de liberdade, dialogicidade, tolerância, dignidade e justiça social. A Filosofia repensa as estruturas sociais, fornecendo as bases éticas e políticas para sustentação dos direitos humanos, uma pauta essencial para o momento atual, marcado pelo aprofundamento dos ataques ao pensamento filosófico e seu ensino.

A ideia é articular a formação filosófica fornecendo os pilares conceituais para compreensão e aplicação dos direitos humanos no contexto educacional, favorecendo para a dialogicidade e a alteridade. A interconexão entre a Filosofia e os Direitos Humanos proporciona uma formação filosófica que contribui para o fortalecimento das lutas sociais no enfrentamento de questões, tais como, discriminação, desigualdade social, e todas as formas de violência, bem como para práticas filosóficas que assumem compromissos com uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

A formação filosófica articulada com os direitos humanos pode abordar diversos temas da atualidade, entre eles: educação, colonialidade, decolonialidade, alteridade, justiça social, movimento social, pluralidade cultural, dentre outros temas da diversidade e inclusão.

Seminário Práxis Dialógica 

O II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de Filosofia é uma ação de Extensão, aprovada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam), organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO), Centro Acadêmico Filosófico Cultural do Amazonas (CAFCA) e Mestrado Profissional em Filosofia/ PROF-FILO/PPGFILO Ufam, com o apoio da Proext e do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

O evento contribui com a política do ensino de Filosofia na Ufam, na perspectiva de refletir e implementar ações que potencializam o curso de Licenciatura em Filosofia no contexto da educação nacional. Trata-se de um debate propositivo e contínuo com prospectos de formação do professor de Filosofia, norteada pela dialogicidade e uma práxis que possibilite vivência filosófico-educacional em conexão com a realidade.

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