Página inicial > Últimos Eventos > PPGQ promove seminário sobre o tema Ensino da Química nesta quarta-feira, 2

PPGQ promove seminário sobre o tema Ensino da Química nesta quarta-feira, 2

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 17h15 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 17h15 | Acessos: 1455

O Ciclo de Seminários promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (PPGQ/Ufam) promove, nesta quarta-feira, 2, às 10h, o evento intitulado "Panorama das Pesquisa em Ensino de Ciências (Química): Histórico, Tendências Teóricas e Metodológicas", que será ministrado pela professora Sidilene Aquino de Farias. A atividade ocorre no auditório do Departamento de Química, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Sob a coordenação do professor Kelson Mota, o seminário contextualiza o desenvolvimento da pesquisa educacional na área de conhecimento da Química junto aos PPG desde a década 1970, constituindo-se como campo científico de estudo e investigação com proposição e utilização de teorias/modelos, mecanismos de publicação e divulgação próprios, e ainda pela formação de um novo tipo de profissional acadêmico, o pesquisador em Ensino de Ciências (Química). Durante sua apresentação, a docente destacará a interseção da Área de Química com o campo de pesquisa, denominado internacionalmente como Didática das Ciências, tendo como aportes áreas como a Psicologia Educacional – comportamentalismo, cognitivismo e humanismo.

Outro ponto que será abordado são os fundamentos metodológicos, as pesquisas no Brasil que apresentam características marcantes das abordagens qualitativas – pesquisa ação, etnográfica, fenomenológica, entre outras; porém, com a existência de  uma produção minoritária pautada na abordagem metodológica quantitativa.

Sobre a palestrante

A professora Sidilene Farias tem dupla graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado), com mestrado em  Química de Produtos Naturais, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Doutorado em Ciências (Química), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2011. Sua pesquisa é voltada exclusivamente para a área de Ensino de Química.

Pioneira no Departamento de Química em sua área, foi a primeira doutora em Ensino de Química da Ufam, atuando principalmente nas temáticas de formação de professores, ensino médio, materiais didáticos e experimentação no ensino.

Com experiência em diversas outras temáticas (cromatografia, separação e identificação de classes lipídicas, ácidos graxos de peixes e óleos vegetais, análise de combustíveis), a professora tem também vários projetos aprovados e publicações consistentes em sua área de pesquisa. Atualmente é docente Associada 1 no Departamento de Química/Ufam.