Página inicial > Últimos Eventos > ‘Workshop de Treinamento em Videolaparoscopia – Residentes de Cirurgia' começa amanhã,1

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h28 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h28 | Acessos: 1499

Nos dias primeiro e 2 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, por meio do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI), o Workshop de Treinamento em Videolaparoscopia – Residentes de Cirurgia. O evento ocorre no quarto andar do Centro de Pesquisa em Saúde, ao lado do prédio da Faculdade de Medicina da Ufam.

O workshop destina-se aos médicos residentes de especialidades cirúrgicas da cidade e houve 30 inscrições. No primeiro dia, os participantes serão iniciados em técnicas de domínio de instrumentos laparoscópicos e realização de endossuturas, com exercícios em caixas de treinamento. No segundo dia, o Dr. Alexandre Bertoncini, mentor da Johnson & Johnson, ministrará o minicurso Ethicon Concepts em que abordará temas relacionados ao emprego de diferentes tipos de energia em cirurgia, processo de cicatrização e utilização de suturas e agulhas, dinâmica de tecidos na aplicação de suturas mecânicas, materiais para emprego em cirurgias videolaparoscópicas de hérnias e diferentes tipos de materiais hemostáticos.

De acordo com o coordenador do Workshop, professor Ivan Tramujas, a atividade serve de protótipo para a criação de Centro Educacional de Difusão de Inovações Médicas em Manaus. “O Workshop faz parte do projeto científico-tecnológico em desenvolvimento ‘Centro Educacional de Difusão de Inovações Médicas em Manaus: Heurística de Implementação’, ligado ao PPGRACI. A ideia é oferecer soluções de treinamento na área da cirurgia para profissionais e aprendizes que se pretende sejam perenizadas em Manaus, sendo a Ufam seu polo iniciador e propagador”, explicou o docente.

O Projeto

O projeto consta de uma pesquisa-ação voltada para conduzir planejamento estratégico visando a criação em Manaus de um centro educacional de treinamento continuado em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, bem como de difusão de inovações médicas de ponta. A cidade carece de um centro desta natureza, o que força profissionais e alunos de graduação da área da saúde a procurarem treinamento em inovações tecnológicas em outras cidades, principalmente no sudeste do país.

O centro educacional numa metrópole como Manaus irá sanar esta carência, pois há grande demanda pelo emprego de tecnologias de ponta na área da saúde na cidade  e os profissionais que as empregam necessitam de espaço de treinamento adequado a fim de adquirir destreza na operação de materiais e equipamentos para prestar os melhores serviços a quem deles necessite.