Página inicial > Últimos Eventos > II Seminário Práxis Dialógica aborda vivência e formação do professor de filosofia. Evento é aberto e ocorre na tarde desta quarta, 23, com entrada gratuita

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 10h07 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 10h54 | Acessos: 153

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Na segunda edição de 2024, o Seminário Práxis Dialógica promove debates sobre Filosofia da Educação, professores de Filosofia da Educação Básica e egressos do curso, visando contribuir para somar à responsabilidade social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nessas temáticas. A atividade ocorre nesta quarta-feira, 23, das 16 às 19h, no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do campus sede da Instituição. Para garantir o certificado de extensão, é preciso inscrever-se apontando a câmera do smartphone para o QRCode localizado no canto inferior direito do convite.

“Vivência filosófico-educacional na formação do professor de filosofia” é o assunto-chave do encontro, cuja conferência terá como tema “Educação antirracista e Ensino de Filosofia”. Os expositores são o professor Harald Sá Peixoto Pinheiro, docente do curso de Filosofia da Ufam, e o professor da educação básica e mestre em Filosofia Janderson Silva de Oliveira, vinculado à Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). Depois da exposição, que será realizada entre 16 e 17h, segue-se ao debate com os presentes, cuja duração prevista é de duas horas (das 17 às 19h).

“A realização do II Seminário Práxis Dialógica é importante porque contribui com a política do ensino de Filosofia na Ufam, na perspectiva de refletir e implementar ações que potencializam o nosso curso de Licenciatura em Filosofia no contexto da Educação Nacional. Nesta conjuntura, o evento tem como objetivo estabelecer um debate propositivo e contínuo com prospectos de uma formação do professor de filosofia, norteada pela dialogicidade e uma práxis que possibilite vivência filosófico-educacional com a realidade”, explicam os promotores do evento.

Educação antirracista & ensino da Filosofia

Na perspectiva dos expositores, “a educação antirracista contribui com uma reflexão crítica sobre o racismo estrutural, promovendo a conscientização da sociedade para a compreensão das desigualdades sociais e o combate à discriminação racial”.

“A abordagem filosófica da educação antirracista problematiza a banalização das práticas racistas e contribui para a construção de subsídios em benefício da luta e resistência em favor de uma sociedade mais justa e inclusiva. Sendo assim, a criticidade proporcionada pela filosofia colabora para desconstrução desta discriminação, objetivando a construção de oportunidades de inclusão social”, afirmam.

Abordar a temática na interface com o ensino da Filosofia, como ressalta a organização do Seminário, promove a conscientização sobre a importância da luta contra o racismo estrutural e institucional, bem como a compreensão de práticas filosófico-educacionais antirracistas, com prospectos da valorização das diferenças culturais. “Deste modo, o Ensino de Filosofia, articulado com a Educação Antirracista, assume um compromisso de combate ao racismo nestas facetas e promove inclusão social. O Ensino de Filosofia deve proporcionar reflexão crítica para o entendimento de que a educação antirracista é responsabilidade coletiva para a construção de um mundo mais justo e equitativo”, concluem os organizadores a respeito da temática do encontro.

Chegamos, assim, à seguinte pergunta: o que, de fato, cada um de nós tem feito e pode fazer pela luta antirracista? O autoquestionamento — fazer perguntas, entender seu lugar e duvidar do que parece “natural” — é a primeira medida para evitar reproduzir esse tipo de violência, que privilegia uns e oprime outros”. (Djamila Ribeiro, Pequeno Manual Antirracista, p. 07).

Sobre os Seminários

A ação extensionista é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia Didática e Ensino de Filosofia (GepemFilo), pelo Centro Acadêmico Filosófico do Amazonas (Cafca) e pelo Mestrado Profissional em Filosofia (ProfFilo/Ufam), todos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento conta com o apoio do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

As atividades ocorrem a cada 15 dias, com revezamento dos dias da semana e das 16h às 19h. Ao todo, há previsão de dez eventos para este ano, entre aqueles já realizados e os programados, com encerramento no dia 5 de dezembro de 2024.