Página inicial > Últimos Eventos > Semana Florestal da Ufam está com inscrições e submissões abertas. Evento terá palestras, minicursos e atividades paralelas entre os dias 2 e 6 de dezembro

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 10h41 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 11h02 | Acessos: 161

Revisão: Rozana Soares

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza a Semana Florestal 2024, com o tema “Novos Desafios para o setor florestal do Amazonas”, um evento regional que tem o objetivo de fomentar o debate técnico-científico sobre uso sustentável e setor florestal no estado. A submissão de trabalhos ao evento está aberta até o dia 15 de novembro, enquanto as inscrições seguem disponíveis até o dia 2 de dezembro.

Outros dois eventos ocorrem em conjunto com a Semana Florestal. O primeiro é o Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCifa), intitulado “Cenário Atual e Perspectivas Futuras”. O outro é o “1º Encontro de Mulheres Florestais do Amazonas”. As atividades serão realizadas no setor Sul do campus Sede da Ufam, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 6.200, bairro Coroado. Confira a programação completa no site do evento.

As atividades evidenciam os desafios do setor florestal e seus desdobramentos em áreas como indústria, serviços, comércio, economia, ciência e tecnologia, política, manejo e atuação profissional. O evento é direcionado à sociedade, aos estudantes, pesquisadores e profissionais, assim como às instituições que atuam no setor florestal, considerando, temas como a adoção de modelos de desenvolvimento de inovação científica e tecnológica no segmento e a necessidade de se criar políticas públicas para o desenvolvimento e execução de programas e projetos sustentáveis, a gestão das florestas e a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.

Inscrições e minicursos

Para se inscrever, acesse ESTA PÁGINA e escolha a modalidade adequada ao seu perfil de participante: estudante de ensino técnico (R$20,00), estudante de graduação (R$25,00), estudante de pós-graduação  (R$35,00) ou profissional e público externo (R$75,00). A data limite para realizar a inscrição é 2 de dezembro de 2024.

Também é possível participar de minicursos, a serem ofertados entre os dias 2 e 5 de dezembro, ao custo de R$20,00. No primeiro dia, haverá o Run Forest, das 7h30 às 10h. No segundo, haverá três minicursos (Projeção de Cenários Futuros de Desmatamento na Amazônia, Uso de Drones no Setor Florestal e Escalada em Árvores, todos das 14 às 17h). No terceiro dia, serão ofertados outros três minicursos (Regularização Ambiental e Licenciamento, Perícia Ambiental e Meliponicultura, também das 14 às 17h). Já no dia 5 de dezembro, serão ministrados os últimos três minicursos do evento (Introdução à Recuperação de Áreas Degradadas, Análise de Caules de Árvores para Monitoramento de Mudanças Climáticas e Sobrevivência na Selva, todos entre 14 e 17h).

Submissão de trabalhos

Também há possibilidade de submeter trabalhos ao evento, e eles serão publicados numa edição especial do periódico “Sustentabilidade Internacional Scientific Journal”, dedicada à Semana Florestal. Neste caso, as submissões serão aceitas até o dia 15 de novembro de 2024, em conformidade com as normas editoriais da revista científica, inclusive obedecendo ao template para resumos e artigos originais.

As submissões podem ser realizadas diretamente pelo site. Caso seja necessário enviar resumos ou artigos originais por e-mail, endereçar a O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A publicação é indexada, possui DOI e seu ISSN on-line é 2966-280X.