Página inicial > Últimos Eventos > Ufam realiza a XXVIII Semana da Física do Departamento de Física e I Semana dos Profissionais em Ensino de Física do Profis/Polo 04 entre os dias 15 e 19 de outubro

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h00 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 17h17 | Acessos: 137

Os interessados em submeter trabalho têm até dia 11 de outubro

Revisão Rozana Soares, equipe Ascom

Entre os dias 15 e 19 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza a XXVIII Semana da Física, ligada ao Departamento de Física, e a I Semana dos Profissionais em Ensino de Física do PROFIS/Polo 04, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS), com o tema central Termodinâmica, nomeadamente: "Bicentenário dos Teoremas de Carnot: Da Revolução Industrial às Transações Energéticas". Os eventos são voltados para professores, licenciandos e bacharelandos em Física, mestrandos em Ensino de Física e estudantes de escolas públicas e integra a graduação, pós-graduação, Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc/AM) e comunidade externa.

A programação é híbrida, conta com palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos que abordarão temas variados dentro desse campo do conhecimento, proporcionando uma visão abrangente e atualizada das diferentes áreas da Física. Além disso, há a possibilidade de apresentação de trabalhos e os interessados têm até dia 11 de outubro para submeter os resumos simples alocados nas categorias Apresentação Oral e Apresentação de Pôster (Banner).

Acesse o link de submissão AQUI

Os eventos serão no 15 a 18 de outubro de 2024 (Icomp/DF/CDC - setor Norte e CED - setor Sul) e 19 de outubro de 2024 (Parque Gigantes da Floresta - Zona Leste/Manaus) e fazem parte da Comissão Organizadora os professores Marcel Bruno Pereira Braga, como coordenador geral, e Igor Tavares Padilha, Deniz Mota dos Santos e Minos Martins Adão Neto. Confira a programação completa AQUI.

Na abertura, haverá homenagem aos professores, às 8h30, feita pelos membros do Centro Acadêmico de Física (Cafis), além de credenciamento e atividade  cultural.

Sobre o bicentenário dos Teoremas de Carnot

Sadi Carnot, pioneiro nas pesquisas sobre o ciclo de Carnot, é considerado um dos fundadores da termodinâmica. Sua contribuição para a ciência da Física é inestimável e seu legado ainda influencia os estudos atuais na área.

Dúvidas e informações : (92) 98141 0918